Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Vargem (SC) caminha para aprimorar a gestão pública com tecnologia
Vargem (SC) caminha para aprimorar a gestão pública com tecnologia

Por Jeniffer Jesus em 30/04/2018 14:15h

Vargem (SC) caminha para aprimorar a gestão pública com tecnologia

Cidade catarinense é uma das selecionadas para o programa Internet Para Todos; Prefeita Milena busca novas oportunidades na área de tecnologia para a gestão pública

Vargem, cidade localizada na região serrana de Santa Catarina, está a caminho de aprimorar a gestão pública com o uso da tecnologia, especialmente com a implantação de uma rede de fibra óptica que pretende conectar as secretarias. Neste mês, a prefeita Milena Andersen Lopes Becher participou do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages, realizado pela Rede Cidade Digital em conjunto com a Prefeitura Municipal de Lages, para buscar soluções para o município de 2.500 habitantes.

Segundo a prefeita, a troca de experiências no evento foi essencial para inovar em tecnologia no município. "Encontramos um município um pouco atrasado em relação à tecnologia e inovação. Existem alguns sistemas implantados, porém eles não conversam e não emitem indicadores que a gente possa realmente trabalhar para os planejamentos. Estamos buscando novas oportunidades e novos empreendimentos que deram certo nos outros municípios porque eu acredito que não é feio copiar o que está dando certo", frisa Milena.

O município, apesar das dificuldades em investir em tecnologia, possui implantações na área da saúde, com um sistema próprio de gerenciamento, controle e acompanhamento, na segurança pública, com a instalação de câmeras em todo o município em parceria com a Guarda Municipal; e tributação. Além dos sistemas já implantados, Vargem é uma das regiões rurais de Santa Catarina onde, segundo a prefeita, será implantado o programa Internet Para Todos, do qual pretende-se fornecer Internet a baixo custo para a população, com instalação prevista para Maio deste ano. “Nós somos um dos municípios que menos arrecada no Estado, por isso essa rede de contatos nesse evento é muito importante porque nós conhecemos outras oportunidades de captação de recurso para serem investidos nessa área”, completou a prefeita.