Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Bagé sedia Fórum Binacional de Cidades Digitais nesta quinta-feira
Bagé sedia Fórum Binacional de Cidades Digitais nesta quinta-feira

Por Sharlene Sarti em 08/05/2018 14:40h

Bagé sedia Fórum Binacional de Cidades Digitais nesta quinta-feira

Evento aborda uso da tecnologia na melhoria dos serviços públicos nos municípios brasileiros e uruguaios

A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), e a Rede Cidade Digital (RCD) realizam o I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, com ênfase em cidades fronteiriças, nesta quinta-feira (10). O objetivo é potencializar a cooperação entre os governos locais e facilitar a adoção de tecnologia nos municípios. “É uma oportunidade para nos apropriarmos do que existe de melhor em gestão pública no Brasil e Uruguai, formando uma rede de cidades integradas com práticas sustentáveis e políticas públicas inovadoras”, destacou o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, sobre o evento que irá reunir prefeitos e gestores públicos do Rio Grande do Sul e do Uruguai para tratar de inovações e como a tecnologia pode impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das localidades.

A ideia, de acordo com o diretor da RCD, José Marinho, é contribuir com o planejamento das Prefeituras, facilitando a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para aprimorar os serviços prestados à população da região. A programação do encontro envolve especialistas dos países vizinhos, soluções de mercado, modelos em andamento nos municípios e políticas públicas dos governos estadual e federal. “O conceito de cidades inteligentes ainda é pouco adotado porque primeiro é preciso ter conectividade, um planejamento para se resolver as questões básicas que garantam maior eficiência da máquina pública. E o fórum promove essa troca de experiências e contribui para um uso mais assertivo das TIC para melhorar a vida das pessoas”, observa Marinho.

Inovações

O Programa Praças Conectadas, criado SDI em abril de 2017, será um dos destaques apresentados pela Prefeitura de Bagé durante o Fórum Binacional de Cidades Digitais do RS. A iniciativa já alcançou a marca de 65 mil acessos desde sua instalação. O titular da pasta, Bayard Paschoa Pereira, conta que o serviço de internet Wi-Fi começou sendo implantado na Praça Silveira Martins e, em setembro do mesmo ano, na Praça Júlio de Castilhos (da Estação). Agora, a rede está sendo disponibilizada também na Praça de Esportes, das Carretas, Carlos Gomes (próxima ao colégio Silveira Martins) e Santos Dumont. Bayard destaca que os dados de utilização, que apresentaram altos números, atestam o alcance
Social da proposta. O tema é objeto de Lei Municipal de autoria da vereadora Sonia Leite (PP). “Nosso objetivo é disseminar, em áreas públicas de grande circulação, o acesso à internet gratuita, garantindo a todos o acesso igualitário a tecnologia digital e democratizando a informação”.

A iluminação pública é outra área em que a Prefeitura trabalha para levar inovação por meio de uma Parceria Público-Privada. A modernização se dará pela adoção de um sistema inteligente para melhoria na qualidade dos serviços. “Além da ampliação e possibilidade de gestão automatizada do serviço, a iniciativa deve gerar novas vagas de empregos e retorno do ISSQN, que hoje está estimado em mais de R$ 500 milhões”, observa o diretor da Secretaria de Gestão Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Eduardo Deibler. “Para podermos realizar este serviço, uma série de medidas preparatórias já foram tomadas, como a aprovação da lei que autoriza o município a realizar Parcerias Público Privadas (PPP) deste tipo”, explica Pestana. A publicação do edital, no momento, foi suspensa pelo Governo Municipal após reunião com o Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público de contas para aperfeiçoamento e construção de uma Instrução Normativa que regulamente a iniciativa, considerando que, até o momento, não existe nenhum modelo desta PPP em vigência no Rio Grande do Sul.

As inscrições para o I Fórum Binacional de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio ouro da 1Doc, prata da Digistar, Inovadora e DBSeller e bronze da PITFALL Sistemas e da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), além do apoio da Associação de Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste), Centro de Formación para la Integración Regional (CEFIR), Universidade da Região da Campanha (URCAMP), TV Câmara Bagé, Câmara de Vereadores de Bagé, Consulado Uruguai, Fenícia Hotel e Dallé Hotel.


Confira a programação do I Fórum Binacional de Cidades Digitais:

8h Credenciamento
9h Políticas Públicas Federais para as Cidades Digitais - INTERNET PARA TODOS
- Sr. Renan Tolentino, Coordenador de Sistemas do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
9h30 Políticas Públicas Estaduais para as Cidades Digitais
- Sra. Nádia Ibias, Coordenadora do Programa de Parques Tecnológicos e Incubadoras - SDECT
10h Simplicidade e Economia para as Cidades Digitais
- Sr. Murilo Greenhalgh Carneiro, Gerente de licitações da DIGISTAR
10h15 Soluções e Inovações de mercado
10h30 Gerência Eletrônica de Documentos: o poder da economia eficiente
- - Sr. Jéferson de Castilhos - Cofundador da 1Doc
10h45 Coffee Break e Networking
11h O exemplo tecnológico da cidade sede: PREFEITURA DE BAGÉ
- Sr. Divaldo Lara, Prefeito de Bagé
11h30 Business Inteligente na Administração Pública
- Sr. Douglas Nunes da Silva, Analista de BI da DBSELLER
11h45 Projeto Inovador 2018
12h10 Intervalo para Almoço
13h30 São Gabriel + Segura: Participação consciente e colaborativa da comunidade
- Sr. Rossano Gonçalves, Prefeito de São Gabriel
14h Tecnologia aplicada aos serviços de saúde em Novo Hamburgo
- Sra. Tatiane Soares de Souza, Diretora de Governo Eletrônico da Prefeitura de Novo Hamburgo
14h30 Gestão da Informação
- Sr. Ronaldo Antônio Pozzobon, Gerente de Negócios da Inovadora Sistemas
14h50 Ciudades inteligentes e emprendedurismo
- Ing. Javier Pena, Consultor - Centro de Formación para la Integración Regional (CEFIR)
15h20 Coffee Break e Networking
15h30 Cidade Inteligente de Rio Grande – Caso de Sucesso em Modernização e Sustentabilidade
- Sr. Alexandre Lindenmeyer, Prefeito de Rio Grande
16h Pelotas Conectada: Exemplo de Comunicação e Engajamento com os cidadãos
- Sr. Fernando Estima, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Pelotas
16h30 Programa Cidades Sustentáveis
- Sra. Zuleica Goulart, Coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis
17h Encerramento

 

Serviço
I FÓRUM BINACIONAL DE CIDADES DIGITAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Bagé - 10/05/2018
Início: 8h
Local: Complexo Cultural Museu Dom Diogo de Souza
R. Caetano Gonçalves, 2-60 - Centro, Bagé – RS
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou (41)3015-6812


Com Informações da Prefeitura de Bagé / Comunicação