Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - I Fórum Binacional de Cidades Digitais do RS é nesta quinta em Bagé
I Fórum Binacional de Cidades Digitais do RS é nesta quinta em Bagé

Por Sharlene Sarti em 09/05/2018 14:06h

I Fórum Binacional de Cidades Digitais do RS é nesta quinta em Bagé

Encontro aborda tecnologia no desenvolvimento dos municípios gaúchos e uruguaios

(Foto: Pixabay)

Prefeitos e gestores públicos participam nesta quinta-feira (10) em Bagé, no Complexo Cultural Museu Dom Diogo de Souza, a partir das 8 horas, do I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI). Representantes de pelo menos 30 municípios estão inscritos para o encontro que irá levar informações sobre iniciativas tecnológicas em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que o objetivo é promover a interação entre as Prefeituras, que facilite a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de modernização dos serviços públicos. “Não existe mais espaço para uma administração analógica, desconectada. A tecnologia é o eixo transversal para trazer inúmeros benefícios, desburocratizar processos e promover eficiência de gestão. É neste sentido que o fórum surge como importante espaço para facilitar o planejamento das cidades”, observa.

O Programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é uma das iniciativas que será apresentada no encontro, com a participação do coordenador de Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, órgão ligado à Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, Renan Tolentino. Ele conta que a ideia é também mostra opções para captação de recursos na pasta.

Participam também os prefeitos de São Gabriel, Rossano Gonçalves, e de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, entre outros, além de especialistas do Uruguai e da Coordenadora do Programa de Parques Tecnológicos e Incubadoras, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Nádia Ibias. A programação completa está disponível pelo http://forum.redecidadedigital.com.br.

O evento é gratuito para servidores públicos e conta com o patrocínio ouro da 1Doc, prata da Digistar, Inovadora e DBSeller e bronze da PITFALL Sistemas e da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), além do apoio da Associação de Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste), Centro de Formación para la Integración Regional (CEFIR), Universidade da Região da Campanha (URCAMP), TV Câmara Bagé, Câmara de Vereadores de Bagé, Consulado Uruguai, Fenícia Hotel e Dallé Hotel.

Serviço:

I FÓRUM BINACIONAL DE CIDADES DIGITAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Bagé - 10/05/2018

Início: 8h

Local: Complexo Cultural Museu Dom Diogo de Souza

R. Caetano Gonçalves, 2-60 - Centro, Bagé – RS

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou (41)3015-6812