Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Campinas terá 40 câmeras inteligentes a partir do 2º semestre
Campinas terá 40 câmeras inteligentes a partir do 2º semestre

14/05/2018 14:22h

Campinas terá 40 câmeras inteligentes a partir do 2º semestre

Sistema vai identificar veículos roubados por meio da placa e indicar a direção tomada pelo motorista, contribuindo com o trabalho dos agentes policiais na cidade

(Foto: Divulgação)

Campinas vai ganhar, a partir do segundo semestre deste ano, um reforço no combate a criminalidade com o início da operação de 40 câmeras inteligentes que identificam o rosto de suspeitos e denunciam veículos roubados. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (10) pelo prefeito Jonas Donizette. O projeto é fruto de uma parceria privada em conjunto com a Prefeitura.

O sistema vai identificar veículos roubados por meio da placa e indicar a direção tomada pelo motorista, contribuindo com o trabalho dos agentes policiais na cidade. Atualmente Campinas possui 300 câmeras de monitoramento que integram o programa "Campinas Bem Segura", mas que não possuem esse tipo de funcionalidade. O projeto está previsto para funcionar por um ano. A expectativa é que no segundo semestre deste ano já sejam instaladas todas as novas câmeras inteligentes.

Os pontos de instalação das novas câmeras estão sendo definidos pela Secretaria de Segurança Pública, indicando os locais de maior vulnerabilidade na cidade.

O número de carros furtados em Campinas por dia, nos últimos dois meses, é de 10 veículos por dia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Uma das inovações das novas câmeras inteligentes é, ao fazerem a leitura das placas de um carro registrado no banco de dados de veículos roubados, informar também a direção que o veículo tomou, reduzindo em muito as horas de busca pelos criminosos.

"Com o programa Campinas Bem Segura, temos câmeras em todas as entradas e saídas da cidade, o que já nos ajudou a desvendar muitos roubos de carro com a tecnologia que já possuímos. Agora vamos incorporar esta nova tecnologia, com um sistema moderno e inteligente que vai ajudar Campinas a ser uma cidade mais segura", afirmou Jonas.

A nova tecnologia será operadas pela Cimcamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas). A parceria prevê também a colaboração em pesquisa e experimentação de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicadas à segurança pública.

Via: A CidadeON