Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Governo do Acre implanta novo sistema de gestão eletrônica de documentos e processos
Governo do Acre implanta novo sistema de gestão eletrônica de documentos e processos

15/05/2018 14:07h

Governo do Acre implanta novo sistema de gestão eletrônica de documentos e processos

Com interface amigável, software permitirá a redução do uso do papel em documentos institucionais

(Foto: Divulgação)

Com a proposta de oferecer mais agilidade, economia e modernização na digitalização dos processos, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), deu início à implantação do novo Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (SEI). Na útilma terça-feira, 9, uma apresentação da ferramenta foi realizada aos principais agentes públicos envolvidos.

O sistema é um software que conta com parte inferior do formulário interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais.

De acordo com a secretária da Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o SEI, além de digitalizar todos os documentos da gestão, possibilita o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

“Essa ferramenta nos permite economizar aproximadamente um milhão de reais somente em 2018. Apesar de atravessarmos uma crise financeira em todo o país, buscamos entre várias soluções economizar o dinheiro público, e a implantação deste sistema é uma delas”, explicou a secretária.

Para o técnico da SGA Luan Sarquis, hoje o SEI foi apresentado a cerca de 20 técnicos do órgão que fazem o trabalho de manuseio, como abertura de processos, memorandos e outros serviços, pois se trata de um portal que cria a Identidade Digital do SEI e estabelece um eficiente canal de comunicação com seus utilizadores.

“Neste primeiro momento, o SEI funcionará na SGA, Secretaria de Planejamento (Seplan) e Controladoria-Geral do Estado (CGE) como projeto piloto, mas a ideia é de que até o fim do ano toda a máquina pública seja atualizada com a nova ferramenta”, destacou Sarkis.

O SEI tem como uma das vantagens, além da inovação tecnológica, fazendo parte da modernização da gestão pública do Acre, o sistema é economicamente viável e também uma forma de transparência administrativa, com o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

Via: Governo do Acre