Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Barueri (SP) lança serviço que mostra trânsito em tempo real
Barueri (SP) lança serviço que mostra trânsito em tempo real

17/05/2018 15:10h

Barueri (SP) lança serviço que mostra trânsito em tempo real

Mapa mostra na tela do computador, tablet ou celular imagens captadas por 43 câmeras espalhadas pela cidade

(Foto: Divulgação)

Antes mesmo de sair de casa, que circula por Barueri pode saber se vai se deparar com congestionamentos ou encontrar ruas tranquilas. A prefeitura lançou um serviço que permite consultar, em tempo real, as condições do trânsito em postos da cidade. Para isso, o interessado precisa acessar o endereço eletrônico http://servicos.barueri.sp.gov.br/cameras .

Logo no primeiro clique, um mapa mostra na tela do computador, tablet ou celular imagens captadas por 43 câmeras espalhadas pela cidade. O serviço, disponibilizado pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, abre para os internautas parte das câmeras de monitoramento remoto utilizadas pela Guarda Municipal. Basta selecionar a câmera desejada e acompanhar ao vivo.

Só na região do Centro há seis locais contemplados pelo serviço. Em Alphaville, são pelo menos sete; já no Tamboré, são oito. O sistema é adaptado para acesso em smartphones e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

“O cidadão que está de carro e não quer enfrentar congestionamentos pode acessar o site antes de sair de casa e evitar de ficar parado no trânsito. Consequentemente, esta informação vai influenciá-lo na busca por rotas alternativas”, afirma Jonatas Randal, coordenador da CIT.

A prefeitura também estuda ampliar o número de pontos monitorados. O projeto faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Prefeitura, desenvolvido pela CIT. O foi disponibilizado em tempo recorde: em apenas um mês. Isso porque foram utilizados sistemas já existentes de rede de fibra ótica e a instalação de câmeras de monitoramento, que fazem parte do projeto da prefeitura de transformar Barueri em uma “smart city”, ou cidade inteligente, na qual os sistemas de tecnologia se interligam.

Via: Web Diário