Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - 40 municípios já estão inscritos para o Fórum de Cidades Digitais em Belo Horizonte
40 municípios já estão inscritos para o Fórum de Cidades Digitais em Belo Horizonte

Por Sharlene Sarti em 18/05/2018 15:30h

40 municípios já estão inscritos para o Fórum de Cidades Digitais em Belo Horizonte

Evento aborda tecnologia para aprimorar os serviços públicos; Inscrições estão abertas e são gratuitas para gestores e vereadores

Gestores públicos de 40 municípios já estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que será realizado na capital, no dia 29 de maio, pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado. O evento é direcionado para prefeitos, gestores e vereadores e visa tratar de desenvolvimento através de investimentos em tecnologia.

O diretor da RCD, José Marinho, atribui o grande interesse das Prefeituras pela necessidade de aumentar a eficiência da gestão, proporcionando ainda melhor comunicação entre as unidades públicas e também com a população. O encontro é gratuito para servidores públicos e abordará modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado. As inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. “Não existe outro caminho para aprimorar os serviços públicos se não pela tecnologia. As ferramentas podem garantir recursos, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas, muitas vezes com ações simples como é o caso de uma marcação de consulta online, a emissão de um documento via internet ou um pedido para resolver problemas nos bairros”, observa Marinho.

Especialistas – A prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia Santos Brito, é uma das palestrantes confirmadas no evento que acontecerá no Cinema Espaço 104, no centro de Belo Horizonte. Ela apresenta o modelo em andamento, executado com recursos do Governo de SP, que pretende transformar a localidade como uma das primeiras do país, com menos de 10 mil habitantes, em uma cidade inteligente, humana e encantada.

As Prefeituras de Belo Horizonte e de São José dos Pinhais (PR) também compartilham os resultados e desafios para se tornarem mais conectadas e desenvolvidas através da inovação. Na opinião da diretora de Inovação Social e Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Lívia Leão, a popularização da ciência e tecnologia é o primeiro passo para transformar as cidades.

Ela destaca iniciativas do Governo do Estado, dentro do Programa Minas Digital, como a Rede UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, que oferece gratuitamente para a população capacitação em diversas áreas que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo por meio da tecnologia. “O governo de Minas aposta na tecnologia e inovação. Todas as nossas políticas públicas são direcionadas para essa questão. Exploramos muito isso no contexto de municípios mais inteligentes, humanos e sustentáveis”, observou.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte tem o patrocínio ouro 1DOC e da GOVBR; prata da Hubse Tecnologia, além do apoio do Hotel Ibis - Rede Accor.

Serviço

I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte

29 de Maio de 2018

Início: 8h

Local: Cinema Espaço 104 - Pç. Rui Barbosa, 104, Centro – Belo Horizonte

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações: forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812