Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Inédita no País, S.Caetano aplica prova digital de avaliação escolar
Inédita no País, S.Caetano aplica prova digital de avaliação escolar

21/05/2018 15:41h

Inédita no País, S.Caetano aplica prova digital de avaliação escolar

Cerca de 2.500 alunos do Ensino Fundamental utilizaram tablets para a realização do exame

(Foto: Divulgação)

A avaliação de desempenho aplicada todos os anos em São Caetano (SP) aos alunos da rede municipal, denominada Prova São Caetano, foi realizada, pela primeira vez, em versão digital. Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, cerca de 2.500 alunos do Ensino Fundamental utilizaram tablets para a realização do exame. Outra novidade foi a inclusão de Ciências, ao lado de Português e Matemática – uma iniciativa única no Brasil em testes dessa abrangência. A proposta é que, em breve, todas as disciplinas integrem o exame.

A secretária de Educação da cidade, Janice Paulino Cesar, destacou que a avaliação permite fazer um amplo diagnóstico da rede e identificar as habilidades que necessitam ser aprimoradas em cada escola. “Contribui a medida em que consegue situar as dificuldades dos alunos e, a partir daí, desenvolver novas técnicas, realizar novos planejamentos de forma a organizar melhor o currículo, além de prepará-los para um melhor desenvolvimento da vida acadêmica”, disse.

A avaliação também abrange o trabalho dos docentes. “Verificamos onde é que temos que trabalhar com o professor, que tipo de formação temos que dar para ele, para que, de fato, estabeleça uma relação ensino-aprendizagem de sucesso”, explicou a secretária.

Para a realização do exame não foram necessários investimentos, já que a rede contava com infraestrutura tecnológica. “E com a interação entre o Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) e o DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), foram possíveis a realização e o alcance dos objetivos propostos com sucesso”, completou Janice.

“É uma ação de modernização e uso da tecnologia em favor da melhoria constante da qualidade do ensino”, declarou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), que nesta semana visitou a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Leandro Klein, no bairro Nova Gerty, para acompanhar a aplicação da prova em salas do 4º ano.

Via: Diário do Grande ABC