Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Mairinque (SP) discute projeto de implantação de fibra ótica do Programa Cidades Digitais
Mairinque (SP) discute projeto de implantação de fibra ótica do Programa Cidades Digitais

25/05/2018 15:23h

Mairinque (SP) discute projeto de implantação de fibra ótica do Programa Cidades Digitais

Reunião debateu ajustes nos projetos de perfuração do solo e a extensão dos tubos de fibra ótica pelo município

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Mairinque participou nesta semana de uma reunião para ajustes e implantação do projeto de Fibra Ótica no município. Esse encontro envolveu membros das Secretarias da Casa Civil e Obras e representantes de parcerias privadas.

Na ocasião, foram discutidos ajustes nos projetos de perfuração do solo e a extensão dos tubos de fibra ótica pelo município, a fim de evitar contratempos e riscos quanto à rede de gás natural, que atravessa a cidade e abastece empresas locais.

Essas ações fazem parte do Programa Cidades Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que visa fornecer o acesso à internet de qualidade.

O Coordenador do Núcleo de Supervisão de Obras e Serviços Públicos, Engenheiro Rogério Gonçalves, explica que todo o trabalho está sendo acompanhado e discutido de perto, já que a implantação dessa infraestrutura envolve uma logística diferenciada. “Como a implantação da fibra ótica será, obrigatoriamente, via subsolo, estamos fazendo ajustes entre as partes para garantir a segurança aos munícipes e aos trabalhadores durante as obras”.

A Diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Marcela Noemi Raboni, explica o processo de implantação do serviço no município. “Essa reunião faz parte do planejamento para implantação da rede de fibra ótica, que corresponde ao Programa Cidades Digitais e que possibilitará um avanço tecnológico local. O acesso à internet através da fibra ótica garante maior velocidade de conexão, mais estabilidade e mais pontos de acessos disponíveis, o que irá beneficiar a população local e os serviços públicos que necessitam deste recurso”.

Via: JE Online