Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Em São José, pacote de aplicativos facilita acesso a serviços públicos
Em São José, pacote de aplicativos facilita acesso a serviços públicos

30/05/2018 15:14h

Em São José, pacote de aplicativos facilita acesso a serviços públicos

Prefeitura lança o “São José na palma da mão”, pacote que reúne 10 aplicativos nas áreas de saúde, mobilidade urbana, esportes, segurança pública e manutenção

(Foto: Divulgação)

Se a vida passa na velocidade 4G, economizar tempo é questão de sobrevivência. Com apenas um toque na tela do celular, é possível conversar com amigos ou pagar contas.

Em São José dos Campos (SP), uma coleção de aplicativos tem facilitado o acesso a serviços públicos. A novidade, que se encaixa no conceito de ‘cidades inteligentes’, é mais um avanço do município conhecido pela capacidade de inovar.

A Prefeitura lançou, em maio deste ano, o programa “São José na palma da mão”, pacote que reúne 10 aplicativos gratuitos para celular e tablet. As soluções digitais envolvem as áreas de saúde, mobilidade urbana, esportes, segurança pública e manutenção da cidade.

Essa tecnologia chegou, inclusive, à Central 156. Uma nova ferramenta interativa permitirá que o usuário, pelo celular, solicite serviços, obtenha informações ou registre elogios e sugestões à Prefeitura de São José. Há a opção de enviar fotos e vídeos para a administração.

Também foi lançado um sistema de validação de atestados médicos por meio da internet. O serviço está disponível no portal da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br), onde também será possível conferir a escala diária de médicos e dentistas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento).

A coleção de aplicativos, desenvolvida por Prefeitura e Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), está disponível para download na App Store e no Google Play. Ao baixar, o cidadão precisa se cadastrar com informações pessoais.

‘Saúde na mão’, ‘156 SJC’, ‘São José Viva’, ‘Acesso Já’ e ‘Ação GCM’ (de uso restrito da Guarda) são as soluções apresentadas nesta quarta-feira.

Com esses lançamentos, que colocam os serviços públicos na palma da mão, chega a 10 o número de apps com serviços da Administração. A cidade já contava com as ferramentas ‘SJC Estacionamento’, ‘Ônibus na Hora’, ‘Detran.SP’, ‘CNH Digital’ e ‘SNE (Sistema de Notificação Eletrônica)’.

Via: G1