Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Novo aplicativo do governo facilita serviços prestados pelo Estado do RS
Novo aplicativo do governo facilita serviços prestados pelo Estado do RS

04/06/2018 16:06h

Novo aplicativo do governo facilita serviços prestados pelo Estado do RS

App Facilita RS auxilia em práticas como não precisar se deslocar imediatamente ou esperar em filas para produção de documentos

(Foto: Divulgação)

Imagine que você perdeu sua carteira de identidade e precisa emitir uma segunda via. O que passa imediatamente pela sua cabeça? Provavelmente, pensará na fila, no transtorno que será, no tempo de espera e a dúvida se conseguirá realizar essa tarefa sem afetar âmbitos da sua vida como o trabalho ou outras atividades. Que tal agilizar esse processo pelo seu celular? Agendar e pular parte da fila – que soa como horas perdidas – seria ótimo, não é mesmo? Saiba que agora isso é possível. O app Facilita RS, lançado em abril pelo governo do Estado, permite que a função citada acima seja bem mais simples. Depois de baixar o app, você agenda o horário pela palma da mão e encontra a unidade do Tudo Fácil mais perto, com a data e a hora mais convenientes.

Desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão em parceria com a Secretaria de Comunicação do RS, a ferramenta tem como objetivo reduzir a burocracia e aumentar a agilidade das secretarias e órgãos. Como o próprio nome diz, o App Facilita RS pretende ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços prestados. Segundo o secretário Josué Barbosa, desde o início do governo – leia-se 2015 – pensa-se em modernização, para dar agilidade às funções do Estado:

"No final do ano passado, queríamos um trabalho diferente, de desburocratização. Já tínhamos o Tudo Fácil, pensamos então em desenvolver um app que reunisse outros aplicativos do Estado. Trata-se da centralização de diferentes plataformas e serviços digitais, todos em um só lugar".

Por meio do Facilita RS é possível ter acesso a outros aplicativos com o Pilas, Galope, Corsan, IPVA RS, entre outros.

Outros serviços digitais
A primeira versão do app Facilita RS está no ar, mas já existe um cronograma de atualizações e melhorias. A meta do governo do RS é disponibilizar, progressivamente, plataformas digitais para o autoatendimento para agilizar aqueles serviços que ainda exigem a presença do cidadão.

"A ideia é incrementar cada vez mais. Até o fim do ano, queremos que o cidadão entre no aplicativo, agende, faça o pagamento e que ele receba uma mensagem de aviso quando o serviço já estiver pronto. É o Estado sendo pró-ativo", prevê Barbosa.

O App Facilita RS está disponível para download gratuito na loja Google Play e na Apple Store via celular, tablet ou outras plataformas digitais.

Via: GaúchaZH