Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Indaial (SC) inicia projeto de Inclusão Digital com a Terceira Idade
Indaial (SC) inicia projeto de Inclusão Digital com a Terceira Idade

07/06/2018 16:06h

Indaial (SC) inicia projeto de Inclusão Digital com a Terceira Idade

Projeto de Inclusão Digital se estenderá de junho até setembro

(Foto: Pixabay)

A tecnologia é uma importante aliada na inserção social e na busca por informações para manter-se atualizado. Seu uso, inicialmente presente entre os adultos, já chegou às crianças e vem crescendo entre os idosos. Atenta a essa ferramenta como aliada em ações com idosos, a Prefeitura de Indaial está implantando o Projeto de Inclusão Digital na Promoção de Saúde da Terceira Idade.

O projeto será viabilizado pela secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Departamento de Promoção da Melhor Idade.

Todos os profissionais envolvidos (informática e técnicos de saúde) atuarão juntos para articular pautas sobre saúde: Política de Saúde do Idoso, sexualidade, cuidados na alimentação, prevenção de quedas, exercícios físicos, medicamentos, higiene, memória e saúde mental. A primeira aula teve início nessa terça, 5 de junho.

“Vamos aliar a ferramenta digital com a saúde. No decorrer das aulas os idosos aprenderão como encontrar informações em sites de busca ou digitar um texto no computador, por exemplo, com assuntos sobre saúde”, explica a fonoaudióloga do Nasf, Solange Pazini.

O Projeto de Inclusão Digital se estenderá de junho até setembro. Cada mês será uma turma, composta por 15 pessoas, capacitando ao fim 60 idosos.

“A inclusão digital na promoção à saúde da terceira idade é a estratégia utilizada pela secretaria para levar temas de saúde até eles. Os idosos obtêm mais conhecimento e interagem com as demais pessoas. Assim promovemos o autocuidado e consequentemente qualidade de vida para a terceira idade”, ressalta a secretária de Saúde, Adriane Ferrari.

Via: Timbo Net