Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - São Borja investe em conectividade nos serviços públicos
São Borja investe em conectividade nos serviços públicos

Por Sharlene Sarti em 08/06/2018 10:57h

São Borja investe em conectividade nos serviços públicos

Projetos serão apresentados durante Fórum de Cidades Digitais em São Sepé, na próxima quinta-feira (14)

Os investimentos tecnológicos de São Borja serão apresentados a gestores públicos, na próxima semana, que participam do II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS, em São Sepé. O município com cerca de 63 mil habitantes conta com vários projetos para melhorar a conectividade na localidade, reconhecida recentemente como a capital gaúcha do fandango, dança típica do Estado.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação de São Borja, Renan Streck Donato, um termo de referência vem sendo elaborado para implantação do projeto cidade digital, contemplando uma rede de fibra óptica para interligar todas as unidades públicas. O diretor destaca que diversos projetos virão com a nova infraestrutura de rede, como a adoção da telefonia voip para reduzir custos, câmeras de monitoramento e wi-fi gratuito em pontos estratégicos da cidade.

São Borja também foi um dos primeiros municípios no Estado a aderir o Programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pretende levar conexão para áreas mais afastadas. Segundo Donato, dez pontos na zona rural foram indicados para receber a proposta.

O município investe ainda na gestão eletrônica de documentos, outsourcing de impressão e softwares que melhorem a comunicação entre os setores da Prefeitura, entre outros. “Um dos focos é melhorar a gestão com o auxílio da TI. Nossa ideia é fazer com que todas as nossas secretarias tenham os sistemas interligados e uma das nossas frentes com essa tecnologia é a questão da gestão de dados”, comentou o diretor de TI.

Fórum – Gratuito para servidores públicos, o encontro tem o objetivo de promover a troca de experiências entre prefeitos, gestores e vereadores, visando facilitar o planejamento municipal voltado para as Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

O II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS tem o patrocínio ouro da 1DOC, prata da Gauss Geotecnologia e da Inovadora Sistemas.

Serviço
II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS
14 de Junho - São Sepé
Início: 8h
Local: Centro Cultural Afif Jorge Simões
R. Plácido Gonçalves, 1508 - Centro, São Sepé - RS
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou (41)3015-6812