Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Estudantes de Forquilhinha contam com netbooks para aprendizado
Estudantes de Forquilhinha contam com netbooks para aprendizado

20/06/2018 15:14h

Estudantes de Forquilhinha contam com netbooks para aprendizado

Os professores já utilizaram os computadores com os alunos em sala de aula

(Foto: Divulgação)

Forquilhinha (SC) é a pioneira na região em disponibilizar netbooks para a rede pública de ensino. Os laboratórios móveis foram entregues nas escolas no inicio do ano e após capacitações os professores começaram a utilizar com os estudantes. Cada gabinete contém um notebook para o professor e um netbook por aluno. Todos com software instalado de acordo com a metodologia programada.

Os netbooks para uso individualizado dos estudantes na sala de aula são armazenados em um gabinete de recarga e possuem software para gerenciamento de atividades pelo professor, com acesso aos aplicativos. Foram investidos R$ 404.357,00 de recursos próprios.

O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, relata o quanto é gratificante saber que as crianças gostaram e que dessa forma vão se dedicar ainda mais nos estudos com mais essa ferramenta.”O uso da tecnologia aprimora os resultados educacionais e promove a inclusão social, pela oportunidade e acesso dos alunos ao conhecimento de uma maneira dinâmica e atual.Esta é uma geração que já nasceu conectada com o mundo virtual portanto vamos utilizar isso de forma positiva e dando a eles essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos”, afirma.

Uma aula mais dinâmica

A partir de agora todos os professores de todas as disciplinas poderão usar a tecnologia para tornar o assunto de sua aula mais acessível e dinâmico. “É um instrumento que estava precisando para nós professores assim como também na educação. Nossos alunos são digitais, e tem mais fácil acesso e dessa forma conseguimos fazer uma aula mais dinâmica”, conta a professora do 3º ano, Bárbara de Medeiros da Luz.

Tecnologia unida ao aprendizado

Para Karla Eyng Pires que é mãe de um dos alunos, foi uma alegria saber que seus filhos estão aprendendo ainda mais com o uso da tecnologia. “Eu como mãe sei que importante para incluir as crianças ainda mais no meio digital sem perder o foco da aprendizagem. É uma forma de mostrar novos caminhos e unido a educação vai fazer com que o conhecimento deles amplie ainda mais”, relata.

A secretaria de educação de Forquilhinha, Sonia Regina Silveira Gonçalves, destaca a importância de investimentos na educação das crianças. “O uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o estudante adote uma postura mais participativa”, explica.

Via: DN Sul