Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Governo Federal leva políticas públicas de tecnologia a municípios mineiros
Governo Federal leva políticas públicas de tecnologia a municípios mineiros

Por Sharlene Sarti em 20/06/2018 15:17h

Governo Federal leva políticas públicas de tecnologia a municípios mineiros

Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte reunirá prefeitos e gestores públicos nesta quinta

As políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), incluindo o Programa Internet para Todos, que pretende levar conexão para áreas remotas a baixo custo para a população, serão apresentadas a prefeitos e gestores mineiros durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que será realizado nesta quinta-feira (21), no Espaço 104, na capital.

Representantes de mais de 30 municípios estão inscritos para o encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores, de modo que facilite a adoção de tecnologia nas administrações municipais pelo compartilhamento de modelos em andamento nas cidades, políticas públicas e soluções de mercado. “Facilita o planejamento e a execução de ações neste sentido. Muitos projetos estão prontos e podem ser adaptados para a realidade de local, mas em geral os problemas são iguais e demandam o uso de tecnologia para garantir eficiência de gestão”, observa o diretor da RCD.

As ações do governo federal serão apresentadas pelo assessor técnico do Departamento Nacional de Inclusão Digital, Luís Ramos. Além de otimizar a gestão, reduzir custos e aumentar a arrecadação, Ramos destaca que as Tecnologias da Informação e Comunicação têm papel cada vez mais importante na gestão pública, não só pela capacidade de gerar dados que auxiliem prefeitos e secretários municipais na tomada de decisão, mas principalmente por propiciar a aproximação com os munícipes. “As cidades digitais são um passo muito importante porque os cidadãos podem levar as demandas e as políticas públicas estarão embasadas em dados. Elas também geram maior integração entre os órgãos. Uma gestão mais eficiente atende melhor o cidadão”, observa o assessor.

Inscrições – O Fórum é gratuito para servidores públicos e as inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio ouro 1DOC e Online Internet; prata da Hubse Tecnologia, além do apoio do Hotel Ibis - Rede Accor e Fala Cidadão.

Serviço
I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte
21 de Junho de 2018
Início: 8h
Local: Cinema Espaço 104 - Pç. Rui Barbosa, 104, Centro – Belo Horizonte
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br
Informações: forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812