Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Ponta Grossa inaugura primeiro ponto de wi-fi gratuito
Ponta Grossa inaugura primeiro ponto de wi-fi gratuito

02/07/2018 15:48h

Ponta Grossa inaugura primeiro ponto de wi-fi gratuito

Ação faz parte do programa Conecta PG que prevê a oferta do sinal em toda cidade

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, acompanhado de secretários e equipe, realizou a inauguração oficial do primeiro ponto de internet gratuita wi-fi, na tarde desta sexta-feira (29). O primeiro espaço a receber a oferta do serviço é o Parque Ambiental que, segundo Rangel, terá cobertura de sinal em toda a sua extensão, exceto junto às quadras esportivas, onde os gradis impedem a conectividade.

A ação faz parte do programa Conecta PG, que prevê a oferta do sinal gratuito de internet em todo o município. De acordo com a equipe técnica que acompanha a instalação dos equipamentos, que é feita por empresa terceirizada, a população poderá usufruir da internet gratuita em praticamente todos os prédios públicos, e nas principais praças.

“Houve um pequeno atraso na entrega de equipamentos importados, em parte devido à greve dos caminhoneiros, mas acreditamos que toda a rede esteja qualificada dentro de dois ou três meses. Na sequência teremos a instalação no Hospital Municipal, Hospital da Criança, nos ginásios Borell e Oscar Pereira, Agência do Trabalhador, UBSs, biblioteca e escolas municipais”, diz Carlos Eduardo Witkoswski dos Santos, diretor de informática da Prefeitura de Ponta Grossa.

Economia

De acordo com o prefeito, além das antenas, ao longo dos últimos anos foi instalada rede de cabos ópticos que possibilitará ampliar a conexão para toda a cidade. “Não queremos oferecer o serviço somente na área central, mas já estamos para lançar também o acesso em bairro. Além de beneficiar a população, será uma forma de economia, porque permitirá reduzir o uso de telefonia fixa e telefonia móvel nos prédios onde funcionam serviços da prefeitura”, disse. A chamada “Infovia Municipal” tem investimento de pouco mais de R$ 6,3 milhões, e inclui alterações internas como o novo sistema de ramais da prefeitura e o serviço de atendimento automatizado por telefone - a Unidade de Resposta Audível.

Via: Diário dos Campos