Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Osasco planeja polos de informática nos bairros
Prefeitura de Osasco planeja polos de informática nos bairros

04/07/2018 13:35h

Prefeitura de Osasco planeja polos de informática nos bairros

Ideia é criar polos em parceria com associações e entidades

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Osasco estuda um projeto para implantar, nos bairros da cidade, Centros de Inclusão Digital (CIDs), espaços onde seriam oferecidos, gratuitamente, cursos de informática à população. A ideia é criar os polos em parceria com associações e entidades, oferecendo ainda, à população em geral, acesso gratuito à Internet. A informação foi dada pelo prefeito Rogério Lins durante a formatura da primeira turma do Centro de Inclusão Digital (CID) Itinerante, que funciona em uma carreta adaptada, estacionada na Praça Dicran Echferian, em Presidente Altino, oferecendo esses dois serviços.

“A carreta móvel é muito importante, mais tenho discutido com o Lau Alencar para implantar a inclusão digital em locais fixos, em parceria com as associações”, explicou ele, referindo-se ao secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, pasta que coordena o CID Móvel. Ainda segundo Lins, a medida pode fazer com que Osasco se torne um polo de qualificação de mão de obra.

“A inclusão digital pode se tornar tradição e transformar-se em polo de formação e qualificação da mão de obra. Muitas vezes a gente fala de violência e criminalidade e esquece que só com policiamento não faremos uma sociedade melhor. Temos de incluir as pessoas, dar oportunidades e não deixá-las vulneráveis. Com formação adequada e oportunidades iguais, construíremos uma cidade melhor”, completou.

No evento, realizado na sexta-feira, foram entregues certificados a 33 alunos. O curso teve início em maio, com duração de 2 meses e carga horária de 40 horas. Nessa primeira fase foram duas turmas, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os alunos aprenderam informática básica, Word, Excel, Power Point e Internet.

No mesmo evento, o secretário Lau Alencar informou as próximas paradas do CID Móvel, nos bairros do Jardim Marieta e Vila dos Remédios, e a intenção de ampliar esse projeto. Jardim Marieta e Vila dos Remédios. “Já estamos preparando uma outra carreta CDI para ampliar esse programa, atendendo as zonas Norte e Sul de Osasco”, disse.

Via: Web Diário