Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Aracaju lança novo Portal da Transparência
Prefeitura de Aracaju lança novo Portal da Transparência

05/07/2018 15:25h

Prefeitura de Aracaju lança novo Portal da Transparência

No atual sítio eletrônico é possível ter acesso a todos dados, números e informações dos recursos aplicados em diversas áreas

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 4, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou a reformulação do Portal da Transparência e sancionou a lei que determina a reserva de cota racial para afrodescendentes nas vagas oferecidas em concursos públicos realizados na capital. São passos consideráveis dentro do objetivo da sua gestão na Prefeitura de Aracaju para tornar uma cidade inteligente, humana e criativa.

“Através do Portal, estamos disponibilizando uma ferramenta muito importante com informações que qualquer cidadão pode ter acesso. Com isso, ele poderá fiscalizar o que a Prefeitura está fazendo cotidianamente e colaborar para que o poder público seja mais ético e efetivo. Fico muito feliz com esse avanço, por defender que a administração pública deve ser totalmente transparente para a população, e convido todos os aracajuanos a acessar o site e participar ativamente da gestão”, afirmou o prefeito.

O novo Portal da Transparência faz parte do Planejamento Estratégico da capital, através do projeto nº 65, que está sendo apresentado dentro do prazo previsto e assegura o protagonismo do munícipe na gestão e nas políticas públicas. No atual sítio eletrônico é possível ter acesso a todos dados, números e informações dos recursos aplicados nas mais diversas áreas, como convênios, licitações, contratos, pessoal e prestações de contas.

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, afirmou que a transparência faz com que o exercício da cidadania seja efetivamente concretizado e destacou que o site também possibilita acesso à Ouvidoria do município. “Agora o cidadão poderá ser um fiscal na aplicação dos recursos municipais, acompanhando de forma simples, através de um portal totalmente interativo. Queremos que a população fiscalize e acompanhe tudo, como também, sugira e exerça a cidadania, que é o seu dever, através do acesso direto à Ouvidoria”, garantiu o secretário.

A secretária da Controladoria-Geral do Município (CGM), Sheila Feitosa, explicou que o Portal é fruto de um trabalho desenvolvido em conjunto entre a Seplog, a Secretaria de Finanças e a CGM. “Este é mais um marco da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que desenvolvemos com êxito. A grande novidade é que adequamos as informações disponíveis às novas legislações e incluímos os recursos utilizados com viagens. Estamos expondo os dados para os cidadãos e para os órgãos fiscalizadores de forma mais clara e simplificada, cumprindo a lei exigida a todos os entes federativos”, ressaltou.

Via: Infonet Notícias de Segipe