Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Anatel apresenta normas de telecomunicações em Francisco Beltrão
Anatel apresenta normas de telecomunicações em Francisco Beltrão

Por Sharlene Sarti em 09/07/2018 15:41h

Anatel apresenta normas de telecomunicações em Francisco Beltrão

Será durante o Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste, que reúne gestores públicos nesta quinta na Amsop

O coordenador de Outorga da Anatel para o Paraná, Bernardo Lopes Corrêa da Costa, apresenta a gestores públicos que participam, nesta quinta-feira (12), em Francisco Beltrão, do III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, as normas e os licenciamentos necessários para atuação dos municípios no setor de telecomunicações. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão, trata de modernização das administrações municipais por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Seja na prestação de banda larga para a população ou na contratação de serviços que utilizem tecnologia, o coordenador explica que diversos equipamentos obedecem a requisitos para operacionalização. “A ideia é trazer essa informação e o que os municípios terão que fazer para obter licenciamento da Anatel, como as prefeituras devem atuar para funcionar regularmente e operar equipamentos de forma legal”, disse Costa.

Recentemente, a Anatel aprovou submeter à consulta pública, por 30 dias, o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT-2018), que propõe ações para a ampliação do acesso aos serviços de banda larga. De acordo com o documento, 2,3 mil municípios brasileiros não têm rede de transporte com fibra óptica. Mais de dois mil distritos no país também não tem telefonia móvel e não há presença de redes de 4G em municípios de até 30 mil habitantes.

Para o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, melhorar a conectividade é um dos principais objetivos ao se implantar um projeto de cidade digital. “Existe, inclusive, em alguns casos, o surgimento de iniciativas envolvendo Parcerias Público-Privado (PPP). O que importa neste momento, no entendimento de muitas pessoas, usuários ou estudiosos, é a adoção de sistemas que permitem o acesso livre, irrestrito e gratuito ao sinal da internet, para o desenvolvimento das pessoas e da localidade”, observa.

Fórum – As inscrições para o encontro na Amsop são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. A programação envolve casos de sucesso em andamento nas localidades, soluções de mercado e políticas públicas. “É o ambiente para se trocar experiências, facilitando, assim, o planejamento dos municípios na área”, explica o diretor da RCD. O III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense tem o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR e CTMGEO; e bronze da PlayTable.

Serviço

III Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense

12 de julho, em Francisco Beltrão

Início: 8 horas / Auditório Amsop

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812