Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Quase 80% dos prefeitos do Médio Vale do Itajaí possuem propostas voltadas à tecnologia
Quase 80% dos prefeitos do Médio Vale do Itajaí possuem propostas voltadas à tecnologia

Por Jeniffer Jesus em 03/08/2018 15:55h

Quase 80% dos prefeitos do Médio Vale do Itajaí possuem propostas voltadas à tecnologia

Segurança é a área mais lembrada para receber investimentos como sistemas de videomonitoramento; II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí acontece em Brusque no dia 16

Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que quase 80% dos municípios da Região do Médio Vale do Itajaí possuem propostas voltadas à tecnologia aplicada na gestão pública. As informações, reunidas através de uma pesquisa acerca dos prefeitos eleitos na gestão 2016-2020, indica que a Segurança é a área mais lembrada para receber inovações, com 37% do total.

A consulta mostra que a principal preocupação nos municípios é a instalação de câmeras de videomonitoramento, assim como a ampliação dos sistemas nas cidades, dando maior segurança aos munícipes.

Brusque, que sedia no próximo dia 16 de agosto, o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí para fomentar o desenvolvimento regional através da inovação, é exemplo de uso de tecnologia na segurança. O prefeito Jonas Oscar Paegle tem a meta de aumentar a abrangência dos equipamentos, com foco na cobertura dos bairros.

Educação, Inclusão Digital e Saúde também tiveram atenção dos prefeitos na implantação de ferramentas digitais, com 11% cada. Os prefeitos de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, e de Indaial, André Luiz Moser, lideram o ranking de modernização.

Em relação à saúde, Moser propôs a implantação do “Prontuário Único de Saúde”, para integrar as ferramentas informatizadas de apoio à gestão, que facilite a marcação de consultas e identificação com maior rapidez dos diagnósticos. Além da Saúde, o prefeito de Indaial também incluiu propostas voltadas à Segurança, Iluminação Pública e Informatização.

Na avaliação do diretor da RCD, José Marinho, o levantamento reflete a necessidade de implantação das cidades digitais e inteligentes para maior eficiência de gestão. “Não existe outro caminho para aprimorar a máquina pública e melhorar a vida das pessoas se não pela tecnologia. São diversas as possibilidades que as Tecnologias da Informação e Comunicação oferecem no contexto de desenvolvimento socioeconômico, além dos ganhos em arrecadação, redução de custos e melhor comunicação com a população”, ressalta.

Fórum – Inovações digitais e o aperfeiçoamento das políticas públicas por meio de investimentos em tecnologia serão abordadas no II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, que reunirá prefeitos e gestores públicos no próximo dia 16, na Unifebe, em Brusque.

O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Brusque, visa, de acordo com o diretor da RCD, contribuir com planejamento municipal no setor. “Promove a interação entre os gestores públicos e leva informação sobre iniciativas, modelos, políticas públicas e soluções de mercado”, informa Marinho sobre a programação. O Fórum tem o patrocínio ouro da 1Doc, Inovadora Sistemas e Armazém Datacenter; e bronze da Toccato Tecnologia, além do apoio da AMMVI e do Hotel Innovare.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

Serviço:
II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí
16 de agosto, em Brusque
Local: Auditório UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque - Bloco C
Rua Dorval Luz, 123 - Bairro Santa Terezinha
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812