Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Timbó é caso de sucesso com Robótica nas escolas
Timbó é caso de sucesso com Robótica nas escolas

Por Jeniffer Jesus em 10/08/2018 15:25h

Timbó é caso de sucesso com Robótica nas escolas

Município apresenta projeto inovador no Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí

A Prefeitura de Timbó (SC) vem investindo em tecnologia para otimizar a Educação do município. As ações da localidade serão apresentadas no II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Brusque, na próxima quinta-feira (16). No encontro, que acontece na Unifebe, o secretário de Educação, Alfroh Postai, e os demais mentores dos projetos educacionais, Douglas Ropelato e Edesio Marcos Slomp, apresentam a prefeitos e gestores o uso da robótica nas escolas e a automação do ensino municipal da cidade de 42 mil habitantes.

O secretário de Educação conta que o projeto, chamado de Clube de Tecnologia, foi impulsionado pela parceria, elaborada pela FURB (Universidade Regional de Blumenau), com uma empresa holandesa que arcou com as despesas. No início, lembra Postai, os alunos da Escola Municipal Padre Martinho Stein, projeto piloto da proposta iniciada no segundo semestre de 2017, traziam materiais recicláveis para montagem dos robôs. Atualmente, segundo Alfroh Postai, a inciativa é desenvolvida em seis escolas, com alunos do 6º ao 9º ano, no contra turno escolar, com uma carga horária de 30h.

Além da robótica, agora o Clube de Tecnologia ensina o manuseio das ferramentas, impressoras 3D e desenvolvimento de aplicativos. “Acredito que esse contato com as tecnologias é importante desde pequeno. Nós conseguimos, através disso, desenvolver o empreendedorismo nas crianças”, conta o secretário.
Outras iniciativas na educação de Timbó também foram adotadas como a aquisição de projetores multimídia nas creches e escolas, além da informatização dos sistemas de administração das unidades de ensino, bem como a integração telefônica de 30 escolas através de ramal, esta última visando economia de recursos. A ferramenta de gestão também fornece aos pais e alunos, através de login e senha, o acesso online para verificação de notas, presenças, cronograma semanal de aulas e possibilidade de efetivação de matrículas via internet.

Fórum – O II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí irá reunir gestores públicos com o objetivo de valorizar iniciativas e inovações nos municípios através da tecnologia. “Promove a troca de experiências e leva informações com exemplos de soluções de mercado, iniciativas, modelos e políticas públicas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser realizadas através do site http://forum.redecidadedigital.com.br. O II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí tem o patrocínio ouro da 1Doc, Inovadora Sistemas e Armazém Datacenter; prata da IPM Sistemas; e bronze da Toccato Tecnologia, além do apoio da AMMVI e do Hotel Innovare.

Serviço:

II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí

16 de agosto, em Brusque

Local: Auditório UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque - Bloco C

Rua Dorval Luz, 123 - Bairro Santa Terezinha

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812