Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Começa capacitação de servidores municipais no programa Cidades Digitais
Começa capacitação de servidores municipais no programa Cidades Digitais

19/02/2014 09:45h

Começa capacitação de servidores municipais no programa Cidades Digitais

Objetivo é preparar administração local para gerenciar a tecnologia disponibilizada pelo programa do Governo Federal

Capacitação de servidores de municípios selecionados
no programa Cidades Digitais começou nesta
segunda-feira (17). (Imagem: MiniCom))

Começou nesta segunda-feira (17) o primeiro curso de capacitação em Governança de Tecnologia da Informação voltado aos servidores dos municípios atendidos pelo programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MiniCom). O projeto é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

De acordo com o coordenador-geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Diego Aguilera, o curso vai enfocar questões como a gestão de projetos e serviços de TI no município. "Nosso objetivo é preparar a administração pública local para gerenciar, da melhor forma toda, toda a tecnologia disponibilizada pelo programa, maximizando os benefícios para a população", afirma.

Nesta primeira capacitação, que será realizada na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, serão atendidos 24 servidores públicos de 11 municípios da Bahia, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, além do Distrito Federal, todos selecionados na primeira etapa do Cidades Digitais. O curso terá a duração de duas semanas, com oito horas de aulas por dia.

Segundo Aguilera, além deste, também está prevista a realização de outros cursos, nos eixos de Gestão Estratégica, Operacional de Redes e Operacional de Sistemas Linux.

O diretor do Departamento de Infraestrutura para a Inclusão Digital, Américo Bernardes, ressalta que esta é a segunda etapa do programa, que teve início com a construção da infraestrutura e prevê, ainda, a instalação de aplicativos de governo eletrônico. Bernardes explica que o Ministério das Comunicações está na fase final de contratação do Serpro, para hospedar o portal dos municípios onde os softwares poderão ser acessados.

Entre os programas que serão disponibilizados, há um voltado para o agendamento de consultas médicas, um gerenciador da área da educação e um software específico para a gestão das finanças do município. Os gestores municipais, no entanto, têm a possibilidade de optar por outros aplicativos, que poderão ser contratados diretamente pelas prefeituras.

 

Via MiniCom