Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Câmara de São Paulo lança app colaborativo sobre a cidade
Câmara de São Paulo lança app colaborativo sobre a cidade

Por ARede em 08/04/2014 15:56h

Câmara de São Paulo lança app colaborativo sobre a cidade

Aplicativo está disponível para smartphones ou diretamente pela web

Aplicativo MyFunCity está disponível para smartphones
ou diretamente pela web. (Foto: MyFunCity)

A Câmara dos Vereadores de São Paulo lançou na última semana o aplicativo MyFunCity. A ferramenta, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS, ou acessível pelo navegador de internet, permite que os cidadãos avaliem os serviços publicos rua a rua. Os vereadores, por sua vez, receberão relatórios do sentimento da população a respeito da câmara e da prefeitura em toda a cidade, além de serem informados sobre as demandas mais recorrentes. 

As avaliações podem ser feitas em 12 categorias: Vida Pessoal, Vias Públicas, Custo de Vida, Barulho, Saúde, Prefeito, Limpeza, Transporte Público, Educação, Segurança, Lazer e Câmara Municipal. O usuário confere notas em cada item, em diferentes pontos da cidade. A soma das opiniões forma um mapa dos problemas encontrados e soluções que funcionam.

Veja também: Prefeitura de Curitiba faz parceira com rede social Colab.re

Segundo o presidente da Câmara, Jose americo (PT), os vereadores estão se colocando para ser avaliados com transparência. "A participação da população pode ampliar a legitimação das decisões tomadas na camara", diz.

O aplicativo não permite, porém, participação nos processos legislativos, como envio de opiniões sobre projetos. Segundo José Américo, esse tipo de função já existe em outra plataforma, um hotsite criado apenas para a consulta pública sobre o novo plano diretor. Mais recursos serão acrescentados ao MyFunCity ao longo do tempo. "Mais pra frente a ideia é que se possa avaliar os vereadores individualmente", disse. 

O diretor da MyFunCity, empresa que criou o app, afirmou: "A câmara começou a entender que quem manda na cidade é população". Apesar da proposta de maior transparência, José Américo disse não saber quanto custou o aplicativo para a Casa, afirmando que seria pago com recursos da campanha de comunicação do projeto de novo plano diretor.