Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Pesquisa do IBGE vai orientar políticas para banda larga
Pesquisa do IBGE vai orientar políticas para banda larga

Por Ministério das Comunicações em 28/04/2014 15:41h

Pesquisa do IBGE vai orientar políticas para banda larga

Levantamento da PNAD de 2013 será usado para aprimorar o PNBL e o desligamento do sinal analógico

Pesquisa do IBGE servirá para aprimorar as iniciativas
do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). (Imagem:
MiniCom)

Dados coletados pelo IBGE para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013 (PNAD) vão ser utilizados esse ano para orientar políticas do Ministério das Comunicações para banda larga e TV digital. A pedido do MiniCom, a pesquisa incluiu uma série de perguntas que vão detalhar como é o acesso do brasileiro à internet, os dispositivos usados para conectar à rede e a recepção do sinal de TV.

A pesquisa tem previsão de ser publicada em setembro. As informações serão usadas para orientar as medidas a serem adotadas para o desligamento do sinal analógico de televisão, que vai dar lugar ao sinal digital, e para aprimorar as iniciativas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

“A ideia é medir o que a gente já conseguiu alcançar no uso da internet, e, de posse desses dados, como reorientar as ações do programa de maneira a ampliar ainda mais esse alcance. É olhar para o passado para ver o que foi feito e olhar para frente para melhorar as políticas públicas”, afirma o gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações, Pedro Lucas Araújo.

Desligamento gradual

Na área da radiodifusão, os resultados vão apontar a quantidade da população que já tem acesso ao sinal digital ao apurar o tipo de televisor usado nas residências (tubo, LCD, plasma ou LED) e a forma de recepção do sinal (TV aberta, parabólica ou TV paga). O MiniCom vai usar esses dados de forma a garantir que ninguém fique sem o serviço de TV dentro do processo de desligamento do sinal analógico, que vai acontecer de forma gradual entre 2015 e 2018.

Prodoc

O processamento dos dados do IBGE relativos ao uso dessas tecnologias vai contar com ajuda de um consultor contratado por meio de edital do MiniCom. O edital faz parte do Projeto de Cooperação Técnica entre o Ministério das Comunicações (Prodoc), e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O acordo com a entidade foi firmado em outubro de 2012, para a realização de estudos e pesquisas nas áreas de telecomunicações, radiodifusão, inclusão digital e conteúdos digitais criativos.

PNAD 2013

Entre outubro e dezembro de 2013, entrevistadores do IBGE visitaram 150 mil domicílios nas 27 unidades da federação para investigar questões relativas a emprego, rendimento, saneamento básico, alfabetização, demografia, migração e bens duráveis existentes nos domicílios, num total de aproximadamente 275 perguntas.