Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - RS lança aplicativo para facilitar acesso ao serviço público
RS lança aplicativo para facilitar acesso ao serviço público

Por Terra em 09/05/2014 15:23h

RS lança aplicativo para facilitar acesso ao serviço público

Nova versão foi lançada durante o 15º Fórum Internacional de Software Livre no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre

RS Móvel vai facilitar a vida do cidadão em busca de
serviço público. (Imagem: Governo do RS)

O governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta quinta-feira (8), durante o 15º Fórum Internacional de Software Livre (FISL), um aplicativo de serviços do RS Móvel para facilitar a vida do cidadão em busca de serviço público. Com isso, a página na internet passa a ser também um aplicativo disponível gratuitamente para celular com sistemas IOS e Android.

A nova versão do portal dobrou o número de serviços oferecidos pelo Estado, que agora inclui aproximadamente 50 itens. Além das informações gerais do governo estadual, o cidadão poderá fazer uma denúncia na área de segurança pública, consultar matrículas nas escolas da rede estadual, acessar os serviços da CEEE, Corsan, entre outros.

A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul afirmou que o aplicativo é uma das mais importantes ferramentas de relacionamento do Estado com o cidadão e que as pessoas terão acesso direto a uma série de informações públicas, como acompanhamento de pedidos, denúncias, informações e ouvidoria.

Segundo o órgão, o aplicativo apresenta uma interface muito mais atrativa, dinâmica e voltada para a localização rápida dos serviços na internet, através de dispositivos móveis. O RS Móvel foi desenvolvido através da parceria da Secom com a Procergs. A primeira versão foi lançada em 2011 e o aplicativo já tem código de software livre.

Considerado um dos maiores eventos do mundo na área, o Fórum Internacional de Software Livre começou na última quarta-feira (7) e vai até sábado (10) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Este ano, o tema central é Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem.