Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Hemepar lança aplicativo para fidelizar doadores de sangue
Hemepar lança aplicativo para fidelizar doadores de sangue

Por Secretaria de saúde do Paraná em 16/06/2014 13:44h

Hemepar lança aplicativo para fidelizar doadores de sangue

Através do tablet ou celular os doadores podem visualizar solicitações de doação, os tipos sanguíneos necessários e os endereços dos locais de coleta mais próximos

Aplicativo de doação de sangue já está disponível
para Android. (Imagem: SESA)

Neste sábado (14), data em que se comemora o dia mundial do doador de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) lança o aplicativo Hemogram para incentivar a doação. 

Através do tablet ou celular (sistema android) conectado à internet os doadores podem visualizar pelo aplicativo as solicitações de doação, os tipos sanguíneos necessários e os endereços dos locais de coleta de sangue mais próximos para fazer a doação. E também mobilizar outras pessoas para que doem sangue. O aplicativo já está disponível gratuitamente. 

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que durante o período da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil os estoques de sangue precisam ser mantidos de forma estratégica para que não falte caso haja algum acidente. “O Estado está recebendo muitos visitantes e precisamos estar preparados”, afirma. 

Hatschbach diz que para manter os estoques regulares são necessárias de 150 a 200 doações por dia na unidade de coleta de Curitiba. Nas unidades do interior, este número é um pouco menor, mas também são necessárias doações regulares. “Em média, coletamos 12 mil bolsas mensais em todo Paraná e precisamos aumentar as doações em 30%”, afirma. Segundo ele, o sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias. A média de atendimento do Hemepar é de 100 doadores por dia. 

O diretor acredita que através do aplicativo é possível alertar aos doadores que sábado é o dia de maior movimento nos bancos de sangue. Em compensação, na segunda-feira quase ninguém doa. O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são de Curitiba e Região Metropolitana. 

Doadores – Lucinéia Laia estava no Hemepar nesta sexta-feira (13) para doar sangue com algumas amigas da Igreja Quadrangular de Curitiba e aproveitou o tempo de espera para baixar o aplicativo em seu celular. “Venho sempre que um amigo ou conhecido precisa de sangue e agora este lembrete estará na tela do meu celular”, disse ela. 

O doador voluntário de plaquetas, Persion Cardoso, repete este ato uma vez por mês, respeitando sempre a segunda semana do mês. Ele conta que tem um sobrinho que nasceu com o número muito baixo de plaquetas e isto fez com que ele se informasse mais sobre o assunto. “Já sou doador de sangue há 8 anos e decidi doar plaquetas também. A doação é tranquila, semelhante à doação de sangue, e dura entre 1 hora e meia e duas horas”, explica Cardoso. 

Simone Bordignon de Jorge é doadora fidelizada, que doa sangue regularmente, desde 2008, quando começou a trabalhar no Hemepar em Curitiba. “Como acompanho todos os dias as pessoas que precisam de sangue, me dispus a doar também”, explicou ela. Simone repete o gesto a cada três meses e faz de tudo para não falhar.