Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Lanchonete no interior do Paraná oferece internet gratuita
Lanchonete no interior do Paraná oferece internet gratuita

Por Folha de Londrina em 10/07/2014 14:11h

Lanchonete no interior do Paraná oferece internet gratuita

Microempresário resolveu oferecer internet de graça não apenas a seus clientes, mas a quem precisar

A velocidade instalada de cinco megas permite o acesso
simultâneo de cerca de 40 pessoas.

Uma lanchonete tornou-se referência no centro de Sapopema em termos internet. O microempresário Ademilson dos Santos resolveu oferecer internet de graça não apenas a seus clientes, mas a quem precisar. Como a cidade tem uma grande demanda reprimida pela prestação do serviço, a iniciativa contribuiu opara aumentar o movimento na lanchonete, principalmente no começo da noite.

Santos destaca que é comum várias pessoas de outras cidades irem ao estabelecimento quando estão de passagem por Sapopema para usar a internet. Segundo ele, a velocidade instalada de cinco megas permite o acesso simultâneo de cerca de 40 pessoas. Ao contrário da maioria dos moradores da cidade, o dono da lanchonete se diz satisfeito com a prestação do serviço pela companhia telefônica.

A professora Michele Guerreiro Ramos considera como "muito complicada" a oferta de internet na cidade. Segundo ela, há dificuldade tanto na escola onde leciona cujo serviço é oferecido pelo governo do Estado, quanto em sua residência, que conta com a internet da Oi. Além da baixa velocidade, ela conta que o sinal cai com frequência, o que dificulta o planejamento de aulas e a participação em cursos. "A internet aqui não funciona na hora que a gente mais precisa", reclama.

A empresária Maria Cristina Jaouiche é dona de uma cerâmica no distrito industrial do município e também sofria com a oscilação da internet. Ela lembra que diversas vezes precisou sair da empresa, distante cinco quilômetros da cidade, e ir até sua residência para emitir uma nota fiscal eletrônica.

O problema só foi resolvido com a contração de um provedor particular que presta o serviço de internet via rádio. Mesmo assim, ela ainda fica sem internet quando venta ou chove demais e a antena que capta o sinal perde a conexão.