Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Escola municipal inova com tablets e novas ferramentas de ensino
Escola municipal inova com tablets e novas ferramentas de ensino

Por Bem Público em 22/07/2014 11:32h

Escola municipal inova com tablets e novas ferramentas de ensino

Com atividades e conteúdo multimídia e elementos de gamificação, o Aprimora tem empolgado também os alunos

Os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Albert Schweitzer, de Curitiba - PR, estão vendo sua realidade mudar. Eles receberam tablets com o Aprimora, aplicativo com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática que identifica as habilidades e dificuldades de cada estudante, traçando caminhos de aprendizagem de maneira individualizada.

Para a professora de Matemática Cristiane Cardoso, a novidade trouxe benefícios que vão da assimilação do conteúdo ao comportamento em classe. “Não preciso mais controlar a disciplina em sala de aula, já que os alunos estão mais interessados e vão em busca do conhecimento. Assim, todos sempre se mantém ocupados com os exercícios e tenho mais tempo para dar uma atenção diferenciada aos que apresentam mais dificuldade”, afirma. Isso é possível porque o Aprimora é uma plataforma de ensino adaptativo, que permite que o aluno aprenda em seu próprio ritmo, diminuindo as chances de desinteresse e desistência.

Com atividades e conteúdo multimídia e elementos de gamificação, O Aprimora tem empolgado também os alunos. "Eu e meus amigos fazemos competições para ver quem consegue mais pontos no Aprimora e minhas notas foram de 60 para 80", comemora o aluno Natan Gabriel. Apesar das "disputas", o Gerente de Desenvolvimento na Área de Exames Nacionais da Positivo Informática, Alex Paiva, garante que nenhum aluno sai perdendo, já que o aplicativo oferece acesso a conteúdos multimídia que auxiliam na construção de importantes conceitos, permitindo que o estudante avance para novos exercícios.

"Possibilitar uma competição educacional entre os alunos os estimula a buscar mais conhecimentos no leque de possibilidades dado pelo Aprimora. Além disso, o professor fica a par de todos os caminhos traçados por cada um dos estudantes, podendo fazer abordagens individualizadas mais precisas", afirma Paiva, que chama atenção para o fato de que levar a tecnologia para dentro da escola é, também, uma forma de se aproximar da realidade dos alunos. "Eles são nativos digitais e preferem utilizar a tecnologia. São os professores que hoje precisam se adequar a esse universo", completa.

Com a iniciativa, os estudantes da Albert Schweitzer também estão sendo melhor preparados para a Prova Brasil, avaliação feita pelo MEC para checar o desenvolvimento escolar dos alunos do Ensino Fundamental, já que o teor do Aprimora é baseado nas habilidades examinadas na prova.