Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Arapongas recebe torres de distribuição de sinal Wi-Fi
Arapongas recebe torres de distribuição de sinal Wi-Fi

Por Prefeitura de Arapongas em 01/09/2014 13:16h

Arapongas recebe torres de distribuição de sinal Wi-Fi

Implantação do programa do Governo Federal, o Cidades Digitais, segue dentro do cronograma

A Prefeitura de Arapongas, localizada no norte do Paraná, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) segue com os trabalhos de implantação do projeto Cidade Digital. Além da interligação de todos os setores da administração pública municipal, o projeto prevê acesso gratuito à internet, através de sinal Wi-Fi em locais públicos, como parques e praças. O sinal também estará disponível aos munícipes em torno de alguns prédios públicos, como unidades de saúde e escolas municipais.

Segundo o diretor da DTI, Vagner Mantovani, 09 torres já foram instaladas e nos próximos dez dias a instalação dos 44 postes de distribuição de sinal Wi-Fi também deverá estar concluída, finalizando a primeira etapa da instalação da infraestrutura do projeto. "Até o momento tudo está correndo conforme o cronograma. Enquanto encerramos a primeira etapa com as torres e postes, aguardamos a aprovação do projeto do anel óptico junto à COPEL", explicou. Mantovani acrescenta que, devido ao congestionamento nos postes do centro da cidade, a COPEL solicitou ajustes no projeto, onde se faz necessário introduzir novos trechos para encaminhar a fibra óptica.

O prefeito Padre Beffa destacou o empenho da Diretoria de Tecnologia da Informação que tem cuidado de cada detalhe do projeto Cidade Digital, o qual apresenta um agrupamento de ações complexas e criteriosas. "Entre diversas formas de implantar a Rede Cidade Digital, a DTI com todo esmero selecionou a melhor estratégia para implantação do projeto. Este é um passo marcante da administração pública municipal que busca servir a população e a partir da finalização do projeto, gerar a inclusão digital", enfatizou o prefeito.

De acordo com Mantovani, a instalação do anel óptico será iniciada após a aprovação da COPEL e a expectativa é de que até dezembro de 2014 a rede comece a entrar em operação para os testes iniciais que, após concluídos, possibilitarão a gradativa liberação dos pontos de acesso gratuito à internet, além da rede corporativa da Prefeitura. "O projeto é complexo e exige muitas atividades paralelas àquelas diretamente ligadas à tecnologia e temos recebido muito apoio dos colegas da área de engenharia da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano em situações específicas do projeto, além do apoio da Guarda Municipal, que nos auxiliou na logística de instalação das torres e postes, organizando o trânsito nos locais", finalizou.