Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Usuários terão internet gratuita nos terminais de Ponta Grossa
Usuários terão internet gratuita nos terminais de Ponta Grossa

Por Rede Cidade Digital em 20/01/2015 13:11h

Usuários terão internet gratuita nos terminais de Ponta Grossa

A expectativa de alcance da internet social é grande, já que em todo o sistema de transporte circulam diariamente cerca de 100 mil pessoas.

Dentro de aproximadamente 40 dias, os usuários do transporte público que passarem pelos terminais de ônibus da cidade poderão usufruir de um novo benefício: rede Wi-Fi aberta.

Essa é a proposta de um projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa. O projeto deve chegar ao gabinete do prefeito em exercício, Dr. Zeca, ainda esta semana e receber autorização para o andamento.

“É uma proposta de internet social, que vai beneficiar inúmeros usuários do transporte público, que poderão acessar gratuitamente a internet enquanto aguardam o transporte. Queremos autorizar isso ainda essa semana”, explicou Dr. Zeca.

Assim que for aprovado na Prefeitura Municipal, a internet gratuita só vai depender do prazo de instalação da Copel, que irá instalar a rede nos terminais Central, Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas. O prazo da Copel é de 30 a 40 dias para instalação.

De acordo com o prefeito, a proposta é ampliar o serviço, atingindo praças e parques na cidade. O projeto já deu certo no shopping popular. “Em outubro, fui procurado pelos responsáveis pelo projeto e já realizamos um piloto no shoping popular, que foi bem sucedido”, garantiu.

A expectativa de alcance da internet social é grande, já que em todo o sistema de transporte circulam diariamente cerca de 100 mil pessoas. No terminal central, a estimativa de fluxo de passageiros é de aproximadamente 40 mil pessoas.

A internet instalada pela Copel será a rede por fibra óptica, com velocidade de 60 MB. Devido ao sistema por fibra óptica, a intensidade do sinal não vai oscilar, mesmo diante do grande número de usuários.

Além disso, a prefeitura quer ainda desenvolver em parceria com a VCG um aplicativo para smartphones, que permita ao usuário acompanhar pelo aparelho a localização do ônibus que está esperando. “O sistema já existe nos telões do terminal central, precisamos apenas adaptá-lo em forma de aplicativo”, aponta Dr. Zeca.

Rede será aberta e gratuita para usuários dos terminais

A proposta de ofertar internet gratuita para a população não é recente. Em muitas cidades se discute a oferta de um sinal gratuito, mas em Ponta Grossa o projeto acabou esbarrando na questão financeira. A parceria com a UTFPR vai garantir internet gratuita aos passageiros sem gerar custos para a prefeitura. As despesas de manutenção e instalação ficarão por conta da universidade, que tem parceria com uma empresa privada para a realização dos serviços. A região do shopping popular já tem rede gratuita.

Via A Rede