Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Banda larga já está em mais de 90% dos municípios
Banda larga já está em mais de 90% dos municípios

Por Rede Cidade Digital em 30/01/2015 14:02h

Banda larga já está em mais de 90% dos municípios

A relação atualizada de cidades atendidas já está disponível no site do MiniCom.

A banda larga popular ofertada pelas concessionárias que firmaram um acordo com o Governo Federal em 2011 chegou a cinco mil municípios brasileiros, segundo dados referentes ao último mês de setembro. Isso representa cobertura em 90% de todas as cidades do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a popularização da internet no país, oferecendo o serviço nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), com 1 Mbps de velocidade por R$ 35 mensais, com impostos.

A relação atualizada de cidades atendidas já está disponível no site do MiniCom. Confira a lista por estado. Os dados referentes ao último trimestre de 2014 - prazo final para as empresas atenderem todos os municípios do país - devem ser informados pelas concessionárias até março.

Se o município está na lista de cidades atendidas, mas o cidadão não consegue ter acesso ao serviço, é importante entrar com uma reclamação na Anatel. A agência conta com um sistema de intermediação com as operadoras. A reclamação pode ser feita por meio do Portal do Consumidor.

ACORDO

As concessionárias de telefonia fixa firmaram em junho de 2011 um acordo com o Ministério das Comunicações com o objetivo de contribuir para a popularização da internet no Brasil, oferecendo o serviço nos moldes do PNBL (1 Mbps de velocidade por R$ 35 mensais, com impostos).

Via Ministério das Comunicações