Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Arquitetos e Urbanistas apresentam Georreferenciamento para gestores públicos
Arquitetos e Urbanistas apresentam Georreferenciamento para gestores públicos

Por Sharlene Sarti em 13/03/2015 15:38h

Arquitetos e Urbanistas apresentam Georreferenciamento para gestores públicos

Foi durante o I Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais realizado em Ponta Grossa

Presidente do CAU-PR, Jeferson Dantas Navolar, durante
o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais,
realizado em Foz do Iguaçu, em novembro de 2014

Atualizado em 20/03/2015

As atividades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU–PR) foram apresentadas no I Fórum Regional de Cidades Digitais dos Campos Gerais, que aconteceu nesta quinta-feira(19), em Ponta Grossa. O evento, articulado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Ponta Grossa, teve objetivo de estimular o surgimento e o aprimoramento das cidades digitais por meio do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas administrações municipais.

O trabalho com informações georreferenciadas é uma das principais linhas abordadas pelo CAU-PR nos eventos da Rede Cidade Digital. De acordo com o presidente da entidade, Jeferson Dantas Navolar (foto), o sistema utilizado pelo Conselho pode contribuir em diversas áreas da gestão pública, auxiliando no planejamento estratégico dos municípios. “A quantidade de insumos que há para gerir na administração urbana é imensa.

O sistema compartilhado permite uma fiscalização com rapidez e leituras quase que em tempo real”, disse. Ele acrescenta que a base de Georreferenciamento utilizada é complementada com dados de diversas entidades parceiras, entre elas IBGE, prefeituras, defesa civil, Ministério Público e associação comercial, por exemplo. “Esse tipo de ferramenta permite que a gente faça muito com pouco recurso e resulta em dinamicidade, ganho e eficiência”, completa Navolar.

Para o diretor da RCD, José Marinho, o Fórum é mais uma oportunidade para a entidade destacar a importância de atuação dos profissionais de arquitetura nos municípios. “Desde 2013, o CAU participa dos eventos realizados pela RCD e, sem dúvida, é um caminho para aproximar arquitetos e gestores públicos, valorizando o setor e reforçando a importância das prefeituras contarem com a atuação destes profissionais nos municípios”, frisou Marinho. Neste ano, o tema também foi apresentado pelo CAU-PR durante o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Paranaense, promovido no mês passado em Morretes. O evento reuniu prefeitos, gestores e empresários de 12 localidades.

Informações pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/pontagrossa/