Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Engenheiro Beltrão representa PR em fórum de cidades digitais de Santa Catarina
Prefeitura de Engenheiro Beltrão representa PR em fórum de cidades digitais de Santa Catarina

Por Sharlene Sarti em 09/04/2015 17:12h

Prefeitura de Engenheiro Beltrão representa PR em fórum de cidades digitais de Santa Catarina

Impactos da tecnologia na Educação e arrecadação do município serão apresentados aos gestores do Alto Vale do Itajaí na próxima semana

O município de Engenheiro Beltrão será o representante paranaense no I Fórum de Cidades Digitais do Alto Vale do Itajaí, que será realizado no dia 17 de abri em Rio do Sul. A apresentação será feita pelo secretário de Gestão da Secretaria Integrada, Marcelo Reino de Castro Vieira. O objetivo do evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), é incentivar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no aprimoramento dos serviços públicos. “Para nós é gratificante levar o nosso projeto. Espero que possamos servir de exemplo para os municípios”, afirma Vieira.

O município foi o primeiro a se tornar cidade digital na região Noroeste do Estado, conforme ressalta o secretário. Criado em 2009, o EBonline tem como eixo principal a distribuição do sinal gratuito de internet para as famílias, com destaque por levar conectividade para o campo.

Atualmente, três mil famílias estão cadastradas no programa e recebem 1MB de velocidade. A área empresarial também tem atenção especial e conta com 3MB de conexão disponível por meio do EB Online. Além de fomentar a inclusão social e digital, a Prefeitura viu a arrecadação dar um salto - passou de 40% para 80% do total -, já que para ter a internet gratuita o cidadão precisa estar em dia com os impostos municipais.

Outro projeto dentro do EBonline que será apresentado em Rio do Sul é o Educação do Futuro, que segundo o secretário de Gestão consiste no uso de notebooks por todos os alunos do ensino fundamental. “Através de uma plataforma virtual as crianças podem assistir vídeo aulas, os pais podem acompanhar o desenvolvimento delas também e conversar com os professores”, exemplifica, acrescentando ainda que o sistema de videomonitoramento da cidade também será abordado no Fórum.

O I Fórum de Cidades Digitais do Alto Vale do Itajaí tem patrocínio MASTER das empresas Exati Tecnologia e OptiTel e patrocínio OURO da Escrimate – Suprimentos de Informática.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas aqui.