Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Londrina e Blumenau sediam próximos Fóruns de Cidades Digitais no PR e SC
Londrina e Blumenau sediam próximos Fóruns de Cidades Digitais no PR e SC

Por Sharlene Sarti em 30/04/2015 15:35h

Londrina e Blumenau sediam próximos Fóruns de Cidades Digitais no PR e SC

Inscrições estão abertas para eventos no Médio Paranapanema e Médio Vale do Itajaí

Para o especialista da UNICAMP, Leonardo Mendes, a
cidade digital é o instrumento para se corrigir o
atraso tecnológico das cidades brasileiras para o
surgimento da Cidade Inteligente.

Está marcado para acontecer na segunda quinzena de Maio os próximos Fóruns Regionais de Cidades Digitais, organizados pela Rede Cidade Digital (RCD) sempre em parceria com Associações de Municípios e Prefeituras.

Blumenau e Londrina sediam os Fóruns Regionais de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí (saiba mais), dia 21, e Médio Paranapanema (veja detalhes), dia 28, respectivamente, direcionados para prefeitos e secretários municipais com o objetivo de estimular o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que aprimorem o processo de gestão e de atendimento ao cidadão, desde ações de democratização do acesso à internet até os mais modernos sistemas de gerenciamento de dados.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas aqui. Empresas filiadas às Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, ASSESPRO-PR e ASSESPRO-SC, têm 50% de desconto.

Ao todo, representantes de mais de 80 localidades participaram neste ano dos Fóruns de Cidades Digitais realizados pela RCD. Morretes, no Litoral, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, sediaram os eventos paranaenses até o momento. Em Santa Catarina, o Fórum da Foz do Rio Itajaí aconteceu em Itajaí e no Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul. “Isso demonstra que cada vez mais os municípios estão buscando ferramentas que facilitem a gestão e, principalmente, maior interação com o cidadão”, observa o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Marinho destaca que a ideia dos eventos é apresentar inovações, serviços de mercado, políticas públicas, experiências de cidades digitais e as novidades que estão aprimorando e modernizando os serviços públicos, com impactos diretos em áreas como Educação, Saúde e Administração. Nos Fóruns, acrescenta ele, os gestores têm detalhes da linha de financiamento para as cidades digitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os Fóruns Regionais do Médio Vale do Itajaí e Médio Paranapanema têm o patrocínio MASTER das empresas Exati Tecnologia e OptiTel; e apoio da Assespro-PR, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Senai Londrina e Assespro-SC.