Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Bairro Ana Jacinta, em Presidente Prudente, receberá quiosque com internet Wi-Fi
Bairro Ana Jacinta, em Presidente Prudente, receberá quiosque com internet Wi-Fi

04/04/2013 13:12h

Bairro Ana Jacinta, em Presidente Prudente, receberá quiosque com internet Wi-Fi

Outros 15 bairros do município já contam com a tecnologia

(Foto: Prefeitura de Presidente Prudente)

A Prefeitura de Presidente Prudente (SP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec), desenvolve desde o início da primeira gestão do prefeito Milton Carlos de Mello (PTB) o programa de implantação de sinal de internet gratuita para atender a população prudentina. O projeto já contempla 15 pontos da cidade, dentre eles: Morada do Sol, Brasil Novo, Jardim Maracanã, Parque São Judas Tadeu e Terminal Rodoviário, além dos distritos de Ameliópolis, Floresta do Sul, Eneida e Montalvão.

Conforme o secretário, Rogério Alessi, o próximo quiosque será instalado no Parque do Povo do Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Segundo Alessi, o primeiro passo será a conclusão das medições dos sinais. O estudo apontará o melhor ponto para instalação do equipamento para garantir a cobertura do sinal de internet Wi-Fi. O sinal poderá ser captado no bairro por celulares e notebooks nas imediações em um raio de até 50 metros.

De acordo com o secretário, o quiosque será construído na área da antiga fonte que já estava desativada há bastante tempo a pedido da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) para evitar acúmulo de água em decorrência da dengue. Segundo ele, a fonte já foi aterrada. “A intenção é dar uma destinação útil para o local, que já estava sem uso, além de beneficiar a população. A construção inclusive aproveitará a estrutura da fonte para instalação do quiosque”, explica o secretário.

A próxima etapa será a concretagem da área e instalação dos equipamentos e dos móveis. A estrutura rústica de madeira segue os modelos já instalados. “Pretendemos construir um quiosque um pouco maior do que já existe no Parque do Povo, em virtude do número de acessos e pessoas que devem utilizar o local. A previsão é que o quiosque tenha cerca de 20 metros quadrados”, adianta Alessi.

O quiosque deve disponibilizar tomadas com energia elétrica, pelo menos seis bancadas, iluminação, acessibilidade, além de assentos para uso da população. A previsão é que o quiosque seja inaugurado até o final deste mês no bairro Ana Jacinta. O secretário adianta que na construção da estrutura serão investidos aproximadamente R$ 10 mil.

A Secretaria de Tecnologia estuda ainda a instalação de quiosques em outros bairros da cidade. Os próximos a serem contemplados com o investimento serão a região da zona leste e o Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador. 

 

Via Prefeitura de Presidente Prudente