Ir para conteúdo

2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais aborda tecnologia no fomento dos pequenos negócios

Especialista do Sebrae Bahia afirma que municípios devem focar no setor para se desenvolver

2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais aborda...

OUÇA O ÁUDIO

O ambiente de conectividade das cidades digitais pode fomentar os pequenos negócios. As estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do setor, a partir do investimento nas Tecnologias da Informação e Comunicação pelas Prefeituras, serão tratadas durante o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, principal evento de tecnologia para prefeitos, gestores e vereadores do Estado. O tema será abordado pela gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Bahia, Cecília Fonseca e Miranda.

Menos burocracia, rapidez na tramitação de documentos, além de políticas públicas e oportunidades para os pequenos negócios são algumas das necessidades, na avaliação da gerente. As micro e pequenas empresas foram as responsáveis por manter o saldo de empregos no país positivo no ano passado. Em 2017, foram gerados 389 mil novos postos de trabalho, enquanto as médias e grandes apresentaram saldo negativo de 200 mil. “São os pequenos negócios que acreditam nas cidades. A gente precisa entender que essa pegada digital precisa acontecer incluindo o desenvolvimento econômico, transformando a cidade a partir das pessoas e das necessidades”, afirma Cecília.

O 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais será realizado em Campo Bom, dias 22 e 23 de novembro, no Teatro do CEI. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congressors.redecidadedigital.com.br. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, terá a participação de representantes dos Ministérios do Planejamento e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), trazendo as políticas públicas federais, além do Governo do Rio Grande do Sul, empresários, prefeitos e gestores, que compartilham modelos e ferramentas que contribuam com o processo de modernização dos municípios do Estado. “O objetivo é promover a troca de experiências e facilitar o acesso às novas tecnologias. Serão diversos temas abordados, reforçando ainda mais a importância da tecnologia para melhorar todos os setores da administração pública. O mais importante das cidades digitais e inteligentes é a melhoria na gestão dos recursos e na qualidade de vida das pessoas”, frisa o diretor da RCD, José Marinho. 

O evento tem o patrocínio master da Inovadora e Infisc; ouro da 1DOC; prata do Fala Cidadão, Nettcom Tecnologia e Inova Telecom, além do apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e das Associações de Municípios AMAU, AMESNE, AMVRS, AMZOP, AMUCELEIRO e AMUCSER. 

Serviço                                                                              
2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

22 e 23 de novembro, em Campo Bom
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressors.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Autor: Sharlene Sarti

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes