Ir para conteúdo

Aparecida de Goiânia desenvolve Cidade Digital ao completar 56 anos de emancipação

tvjp

OUÇA O ÁUDIO

Aparecida de Goiânia (GO) completou no dia 14/11, 56 anos de emancipação política. O território, anteriormente, era conhecido como Distrito de Goialândia e os gestores públicos eram nomeados pelos prefeitos da capital. Aparecida também está buscando a “emancipação tecnológica”. O município desenvolve o projeto Cidade Digital

De acordo com o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, o projeto será desenvolvido em algumas etapas e contempla algumas áreas distintas. Uma das principais é a implantação de câmeras de segurança por meio da ação chamada “Olhos de Águia”.

Serão instaladas cerca de 600 câmeras no mês de dezembro, em pontos estratégicos da cidade, que foram definidos pelo Gabinete de Gestão Integrada, que envolve órgãos da Prefeitura de Aparecida e do governo estadual, como PM e Bombeiros. Câmeras serão instaladas em regiões de maior necessidade.

O prefeito explica que a tecnologia é diferenciada, não se trata apenas de câmeras comuns, mas são equipamentos capazes de fazer o reconhecimento facial e leituras de placas de veículos. Isso visa facilitar a identificação de criminosos. A maior parte das câmeras que serão instaladas conseguem fazer um giro de 360 graus, identificando toda uma área.

“Vamos poder identificar, por exemplo, pessoas com mandato de prisão em aberto”, afirmou Gustavo Mendanha. Os equipamentos serão instalados em ruas, avenidas, rodovias, praças, em 90 escolas da rede municipal de ensino, além de outros pontos estratégicos. 

Internet

O prefeito também destacou a iniciativa da instalação de 540 km de fibra óptica pela cidade, para desenvolver serviços de tecnologia e ajudar ao Aparecidense a ter uma internet de maior qualidade e velocidade. Gustavo Mendanha disse que empresas de telefonia não tiveram interesse em levar internet para áreas potencialmente menos econômicas.

“Estamos fazendo a instalação de 540 km de fibra óptica. Quanto mais se entra na cidade, a internet perde qualidade. As operadoras não tiveram interesse em desenvolver a internet em áreas mais distante”, destacou o prefeito.

O projeto Cidade Digital em sua fase inicial contempla ainda outras ações principais: como a implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. Os investimentos para implantação do programa é da ordem de R$ 55 milhões.

Humanização

Gustavo Mendanha disse que quer ficar conhecido como o prefeito que humanizou a cidade de Aparecida de Goiânia. Gustavo declarou que se inspirou no ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz para implantar a “Cidade das Flores”, em Aparecida.

Nion ficou conhecido como um prefeito que plantou flores em praças de Goiânia. Gustavo disse que a Avenida São Paulo se tornou um cartão postal de Aparecida, assim como o jardim da própria sede da nova prefeitura de Aparecida. O prefeito declarou que há projetos para urbanização de várias áreas da cidade.

“Está só começando, haverá vários pontos com pista de caminhada, pergolado, etc.  Faltava uma cidade mais humana, mais bela, aqui em Aparecida”, declarou Gustavo.

Economia

Para o desenvolvimento da economia, Gustavo Mendanha citou a necessidade de pacificar a questão dos incentivos fiscais, como já noticiado pelo Diário de Goiás. O prefeito destacou que para atrair empresas é preciso levar em conta se ela gera mais empregos ou mais tributos para a cidade.

Gustavo defende a retirada do complexo prisional da região leste de Aparecida. O prefeito pretende levar a discussão ao governador Ronaldo Caiado, para que pelo menos o sistema semiaberto possa ser transferido, pois tem atrapalhado a atração de novas empresas.

“Isso é mais do que a defesa, é um sonho. Acho que há mais de 50 anos quando o presídio foi instalado, não se imaginava que Aparecida crescesse tanto. Uma pauta que tenho com o governador é pelo menos a retirada do Semiaberto que atrapalha muito o desenvolvimento das empresas”, afirmou o prefeito.


Foto: Samuel Straioto


Fonte: Diário de Goiás

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes