Ir para conteúdo

Atleta olímpico apresenta em Concórdia o Medidor de Velocidade de Pedestres

Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense reúne prefeitos e gestores públicos nesta quinta-feira (19)

Peçanha pista

OUÇA O ÁUDIO

A tecnologia aliada ao esporte será um dos temas abordados durante o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense, que acontece nesta quinta-feira (19), em Concórdia. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Concórdia, reúne prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de inovação e melhorias nos serviços públicos a partir de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

Uma pista de corrida com medidor de velocidade de pedestres vem estimulando a atividade física em Santa Cruz (RS), localizada a 155km de Porto Alegre. Implantada como projeto piloto em dezembro de 2017, o atleta olímpico do Brasil e criador da ferramenta, Fabiano Peçanha, conta que a estrutura é alimentada por energia solar e pode ser usada por pessoas de todas as idades. “O uso dela é impressionante, pois não tem um fator limitante. É um estimulante do exercício físico e está aberta o tempo todo para a população”. 

O próximo município a implantar o equipamento será São Lourenço do Oeste, a 180 km de Concórdia. O modelo estará disponível também para visitação durante o Fórum de Cidades Digitais da próxima semana. “É um custo-benefício altamente positivo em comparação às outras estruturas esportivas de promoção da Saúde e Lazer da atualidade. É de fácil utilização e acesso, se tornando uma excelente ferramenta para uso das escolas, clubes e assessorias esportivas, entre outros, e pode ser usada como objeto de estudos relacionados a atividade física, descoberta de talentos e também como local de treinamentos”, ressalta ele. 

A tecnologia utilizada é semelhante a dos radares nas rodovias e não demanda manutenção, segundo o atleta. Fabiano Peçanha acredita que o Fórum de Cidades Digitais será uma forma de sensibilizar os gestores públicos para a importância do uso da tecnologia também para a promoção da Saúde, Esporte e Lazer. “Representei o Brasil em duas edições olímpicas e queremos deixar um legado, fruto do que o atletismo foi para mim”, frisa. 

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense são gratuitas para servidores públicos, instituições de ensino, entidades e demais interessados na promoção do desenvolvimento socioeconômico através da tecnóloga. A programação completa está disponível pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/concordia. O encontro tem o patrocínio ouro da 1DOC, prata IPM Sistemas e bronze da sisHABI e Peçanha's Runners, além do apoio dos Hotéis Alvorada e Colina Verde, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e Canal Gerência Pública.

Foto: Rodrigo Assmann

Serviço

I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense

19 de Setembro, em Concórdia

Local: Centro Cultural Concórdia (Rua Dr. Maruri, nº 865 – Centro)

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/concordia

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes