Ir para conteúdo

Campo Bom sedia o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

O evento é apoiado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e vai reunir prefeitos, gestores públicos e empresários para tratarem do uso do tecnologia no desenvolvimento dos municípios

Campo Bom sedia o 2º Congresso Gaúcho de Cidades...

OUÇA O ÁUDIO

Com apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, Campo Bom sedia, dias 22 e 23 de novembro, o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, encontro que reunirá prefeitos e gestores de todo o Estado para tratar de inovações e desenvolvimento dos municípios através da tecnologia. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, é o principal do gênero direcionado, principalmente, para fomentar a modernização dos pequenos e médios municípios, trazendo políticas públicas federais e estaduais, modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado. 

Para o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, os municípios precisam direcionar esforços na área, na implantação de ferramentas que proporcionem maior controle de gestão. “A interligação da Saúde é um exemplo. Isso é economicamente favorável. Todos os municípios têm que investir muito forte em tecnologia. Quem não coloca em prática é porque realmente não conhece a importância”, frisa. 

Com mais de 33 mil habitantes, Garibaldi é uma das localidades que investe em tecnologia. O projeto do município, localizado na Serra Gaúcha, começou com a interligação de todas as unidades públicas, a partir de um anel de fibra óptica de 30km. O prefeito destaca o programa Internet para Todos, que distribui o sinal Wi-Fi gratuitamente em 14 bairros do município. São 09 pontos de fornecimento e mais de 500 famílias atendidas. “Isso possibilita que as pessoas de baixa renda estejam conectadas”, enaltece. 

Congresso - As inscrições para o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congressors.redecidadedigital.com.br. Durante os dois dias, especialistas, gestores e empresários apresentam ações que possam contribuir para maior eficiência da gestão pública e na melhoria da prestação dos serviços à população. “É o momento de divulgar a tecnologia e o que os municípios estão fazendo. Por isso incentivamos que os municípios participem. Quem já tem cidade digital, já usa essa tecnologia, e também quem não tem esse conhecimento”, ressalta o presidente da Famurs. 

O diretor da RCD, José Marinho, explica que o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores, de modo que facilite o planejamento das Prefeituras. “É o caminho para transformar as localidades em cidades inteligentes, que atendem melhor cidadãos e empresas, evitam desperdícios de recursos e geram inúmeras possibilidades de crescimento econômico e social”, observa. O evento tem o patrocínio master da Inovadora e Infisc; ouro da 1DOC; prata do Fala Cidadão e Nettcom Tecnologia, além do apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e das Associações de Municípios AMAU, AMESNE, AMVRS, AMZOP, AMUCELEIRO e AMUCSER. 

Serviço                                                                              
2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

22 e 23 de novembro, em Campo Bom
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressors.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Autor: Sharlene Sarti

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes