Ir para conteúdo

Companhia divulga investimento em sistema de inteligente de segurança pública em Uberaba

Edital de licitação para compra de equipamentos do projeto 'Cidade Vigiada' foi publicado pela Codiub no Porta-Voz.

uberaba

OUÇA O ÁUDIO

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) divulgou, na última semana, que vai investir em um sistema de inteligente de segurança pública. Chamado de "Cidade Vigiada", o sistema é composto por câmeras com software de leitura de placas, analíticos forenses e um Centro de Monitoramento e Controle.

O edital de licitação para a compra de equipamentos foi publicado no Porta-Voz da última sexta-feira (5). O processo prevê a aquisição de até 330 câmeras, o que será suficiente para que a Codiub ofereça o serviço para outros municípios.

Segundo o presidente da Codiub, Denis Silva, o projeto "Cidade Vigiada" vem sendo desenvolvido há dois anos. Nesse intervalo, a companhia estudou e testou várias possibilidades de monitoramento, além de enviar servidores para capacitação em empresas que fornecem equipamentos.

Silva afirmou que o investimento em Uberaba será feito com recursos da própria companhia. A previsão é de investir cerca de R$ 1,5 milhão na primeira etapa, o que deve incluir o Centro de Monitoramento e mais de 50 câmeras. Segundo ele, a ideia é constituir um "case" de sucesso na cidade para atrair cidades interessadas e criar um cinturão de segurança na região.

"Embora segurança pública não seja diretamente obrigação da Prefeitura, e sim do Estado, o prefeito entendeu que podíamos e deveríamos sim contribuir. Da nossa parte como companhia fizemos gestão, economizamos recursos para poder anunciar esse investimento inicial. Esperamos que o processo seja rápido porque a comunidade precisa e muito desse trabalho", afirmou o presidente da Codiub./

O projeto "Cidade Vigiada" já foi apresentado ao secretário municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso Ramos e para o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Roberto Oliveira.

Como vai funcionar?

Ainda de acordo com Silva, diferente do sistema "Olho Vivo", em que o monitoramento é realizado apenas assistindo a transmissão das câmeras, o sistema da Codiub será totalmente inteligente, com softwares analíticos que acusam, por exemplo, veículos roubados.

Além disso, o monitoramento poderá ajudar as forças de segurança na análise de eventos pretéritos. Será possível, por exemplo, identificar veículos e ou pessoas que passaram por determinado local a partir de características definidas, como cor, modelo, dentre outros no caso de veículos e ou mochilas, sacolas, bolsas, vestimenta, no caso de identificação de indivíduos.
 

Foto: Reprodução/TV Integração

 


Fonte: G1

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes