Ir para conteúdo

Congresso Gaúcho de Cidades Digitais reconhece Prefeitos e Projetos Inovadores do RS

Encontro, realizado em Campo Bom, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), reúne gestores públicos do Estado para tratar de desenvolvimento a partir de investimentos em tecnologia

OUÇA O ÁUDIO

Dezessete prefeitos e 11 municípios receberam durante o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, realizado nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), em Campo Bom, os títulos de Prefeito Inovador 2018 e Projeto Inovador 2018, reconhecimento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), organizadora do evento em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, aos investimentos em tecnologia nos municípios. 

São iniciativas que visam otimizar os mais diversos setores da administração pública. “O objetivo é valorizar os gestores que entendem a importância da tecnologia para melhorar a eficiência da máquina pública e o atendimento aos cidadãos. Não existe desenvolvimento sem que haja um planejamento estratégico no setor, entendendo a tecnologia como transversal na administração pública”.
 
Entre os projetos reconhecidos está o de Dois Irmãos, município de 30 mil habitantes e localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo o vice-prefeito, Jerri Meneghetti, a meta é a implantação de uma série de iniciativas através de um projeto de cidade inteligente, como o investimento em sistemas para controle de gestão, na inclusão digital, com o fornecimento de wi-fi gratuito, e na iluminação pública, por exemplo. “São 16 ações de extrema importância que têm trazido resultados e deixado a população satisfeita. A tecnologia se paga e continua reduzindo custos no município. Na iluminação pública, serão economizados R$700 mil por ano com a troca de luminárias LED na cidade. São valores importantes que passam a ser investidos em outras áreas como na Educação e na Saúde”, frisa.  
 
Frederico Westphalen, no norte do Estado, a mais de 400 km da capital, é outro município premiado pelo uso do Business Intelligence (BI), sistema que auxilia os gestores na tomada de decisão. “A gente consegue fazer uma gestão completa de forma rápida e precisa. Agora estamos fazendo a parte de gestão de pessoas também, mas ampliar para as outras secretarias é algo a se buscar”, disse a secretária de Fazenda, Simone Duarti da Silva. “Fizemos vários investimentos para desburocratizar e simplificar a cidade. Temos todos os tipos de informações fazendária para tomada de decisão”, completa.

Políticas Estaduais – Além de modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado, o Congresso trouxe as políticas públicas dos governos federal e estadual. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Susana Kakuta, disse que a crise financeira enfrentada pelo país faz com que o Estado reveja as matrizes econômicas, mostrando que a inovação é o caminho para desenvolver as cidades. “A inovação é o grande investimento para otimizar recursos”, afirma. 

Com a meta de iniciar uma nova fase de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, está previsto o lançamento para o dia 13 de dezembro de um documento contendo as Diretrizes de Inovação 2018/28. “O objetivo é dobrar a taxa de crescimento do PIB do Rio Grande do Sul, tendo a inovação como fator de desenvolvimento”, explica.

O 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais teve o patrocínio master da Inovadora Sistemas e Infisc Inteligência Artificial; ouro da 1Doc e Fleeter App; prata do Fala Cidadão, Nettcom Tecnologia, Inova Telecom, PlayTable/TAW e Seger System, bronze da InternetSul, além do apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e das Associações de Municípios AMAU, AMESNE, AMVRS, AMZOP, AMUCELEIRO e AMUCSER.
 
Prefeito Inovador 2018 – RS

Bagé

Divaldo Lara

Bento Gonçalves

Guilherme Rech Pasin

Cachoeirinha

Miki Breier

Campo Bom

Luciano Orsi

Capão da Canoa

Amauri Magnus Germano

Carazinho

Milton Schmitz

Carlos Barbosa

Evandro Zibetti

Cruz Alta

Vilson Roberto

Dois Irmãos

Tânia Terezinha da Silva

Erechim

Luiz Francisco Schmidt

Esteio

Leonardo Pascoal

Frederico Westphalen

José Alberto Panosso

Garibaldi

Antonio Cettolin

Lajeado

Marcelo Caumo

Porto Alegre

Nelson Marchezan Júnior

Redentora

Nilson Paulo Costa

Santa Clara do Sul

Paulo Kohlrausch


Projeto Inovador 2018 – RS

Barueri -SP

Robô de Atendimento da Ouvidoria - Chatbot

Alegrete

Chimarródromo Sustentável

Bento Gonçalves

Desburocratizando a “Burrocracia” com Inteligência Artificial

Gramado

Ouvidoria de Gramado

Caxias do Sul

Deliberações em Vídeo - Câmara Municipal

Soledade

G-Saúde - Gestão tecnológica inteligente para saúde municipal

Frederico Westphalen

Business Intelligence na Gestão Pública

Taquari

Fala, Prefeito!

Pelotas

Sinfo-Saúde

Novo Hamburgo

Curso de Smartphones e Tablets

Dois Irmãos

Cidade Inteligente

Autor: Sharlene Sarti

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes