Ir para conteúdo

Em Itajaí, Tribunal de Contas do DF apresenta ferramenta a gestores

Processo Eletrônico está em fase de implantação no município que sedia, na próxima semana, o IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí

tri

OUÇA O ÁUDIO

Em parceria com o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Itajaí está implantando uma ferramenta de gestão eletrônica de documentos. Os detalhes serão apresentados a prefeitos, gestores públicos e vereadores que participam, na próxima quarta-feira (27), do IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em pareceria com a Prefeitura de Itajaí. 

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TCDF, Ednaldo Ramos, a tramitação online acaba com a figura do malote e dá mais celeridade aos serviços executados pela administração pública. Além de eliminar os gastos com papel e deslocamentos, outro ponto importante, ressalta Ramos, é o maior controle dos processos. “A gente consegue medir o tempo que cada setor fica com o processo e saber se está atrasado ou não. A Prefeitura consegue expor ao público o andamento do processo também. Isso dá mais transparência às ações”, frisa. 

Além de Itajaí, outros municípios no país devem utilizar a ferramenta em 2020, entre eles os 52 municípios de Rondônia e mais recentemente foi firmado um termo de cooperação entre os Tribunais de Contas do DF e Tocantins. De acordo com o secretário de TI, o sistema criado em 2012 também é utilizado por Moçambique desde 2015. “Conseguimos reduzir em mais de 50% o tempo de tramitação do processo”, destaca Ramos sobre a experiência no TCDF. 

Cidades Digitais – As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais em Itajaí estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, academia e entidades pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. Conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, o encontro proporciona a troca de experiências entre gestores, empresas e demais interessados na modernização dos municípios. “O Fórum traz ideias e soluções que facilitam a implantação de políticas públicas voltadas à inovação nas cidades e pode nortear o planejamento municipal de 2020”, observa Marinho.

O IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí tem o patrocínio ouro da 1DOC e Inovadora Sistemas; prata da Sigma Telecom, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Hotel ibis budget Navegantes Itajaí, Câmara de Vereadores de Itajaí, AMFRI e do Portal Cidade No Ar.

Serviço
IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí

27 de Novembro de 2019, em Itajaí
Local: Câmara de Vereadores de Itajaí
Av. Ver. Abrahão João Francisco, 3825 - Ressacada, Itajaí - SC
Inscrições abertas e gratuitas para servidores públicos, academia e entidades:
http://forum.redecidadedigital.com.br/itajai/
Informações pelo (41) 3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br


Foto: MPCDF

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes