Ir para conteúdo

Fazenda Rio Grande sedia nesta quinta III Fórum de Cidades Digitais da RMC

Evento traz modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado visando fomentar a modernização dos municípios da região metropolitana

guardiões

OUÇA O ÁUDIO

Prefeitos, gestores públicos e vereadores da Região Metropolitana de Curitiba participam nesta quinta-feira (7), na Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), a partir das 8h30, da terceira edição do Fórum de Cidades Digitais da Grande Curitiba, destinado para fomentar a modernização dos municípios. São tecnologias que garantam controle, aumento de arrecadação e, principalmente, melhorias nos serviços prestados ao cidadão. 

Representantes de cerca de 30 municípios estão inscritos para o encontro desta quinta, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Fazenda Rio Grande. Entre os temas abordados estão a gestão eletrônica de documentos, o uso de georreferenciamento para cadastramento imobiliário e diversos sistemas para otimizar áreas como a Saúde e a Educação. Além de soluções de mercado, o fórum também traz modelos em andamento nos municípios. Em Araucária, a tecnologia vem sendo utilizada, por exemplo, para controle de acesso nas escolas através de reconhecimento facial dos alunos. 

Agudos do Sul é outro município que apresenta os investimentos feitos para melhorar a comunicação com a população. Um aplicativo, previsto para ser lançado neste mês, foi a ferramenta escolhida para ofertar mais de 100 serviços à população. Com o Agudos de Portas Abertas será possível fazer agendamentos de consultas e visitas, solicitações, denúncias ou saber, por exemplo, o cardápio da merenda escolar e quando as unidades móveis, médica e odontológica, irão passar nos bairros. “Tivemos uma preocupação de que no máximo com três cliques o cidadão consiga obter a informação que ele precisa”, observou a secretária de Administração e Finanças do município, Lorena Emanueli Teixeira da Luz. 

A programação completa está disponível pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/fazendariogrande. O Fórum na Região Metropolitana de Curitiba abre as atividades da RCD em 2019. Além do Paraná, o calendário da iniciativa inclui fóruns regionais e congressos de cidades digitais em outros seis estados brasileiros: SC, RS, SP, MG, BA e MS. “São eventos gratuitos, em parceria com governos estaduais, prefeituras e associações de municípios, visando estimular o uso de tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos por meio da troca de experiências e acesso ao que sem feito para resolver os problemas das cidades. O que a RCD faz é descentralizar a informação, levando conhecimento a gestores de pequenos e médios municípios interessados em desenvolvimento socioeconômico por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação”, explica o diretor da RCD, José Marinho. “Investir em inovação gera renda, atrai negócios e facilita o dia a dia de contribuintes, empresas, além de abrir novas possibilidades nessas localidades”, completa. 

O III Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana tem o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR, Inovadora Sistemas, CTMGEO, WNI – soluções em conectividade e Sigma Telecom; prata do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e da Betha Sistemas; bronze da PlayTable, além do apoio da ACINFAZ, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC), da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - regional Paraná (ASSESPRO-PR).

Serviço
III Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba

07 de Fevereiro, Fazenda Rio Grande
Credenciamento: 8h
Abertura: 8h30
Local: ACINFAZ - Avenida das Araucárias, 142 – Eucaliptos
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br
Contato: 413015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes