Ir para conteúdo

Fórum de Cidades Digitais do Oeste reúne 20 municípios em Concórdia

Prefeitos e gestores destacam ferramentas que contribuem para tomada de decisão

rcd20

OUÇA O ÁUDIO

Tecnologias que garantam maior eficiência dos serviços públicos foram tratadas nesta quinta-feira (19), em Concórdia, durante o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Concórdia. Prefeitos e gestores públicos de 20 municípios participaram do encontro que coloca as Tecnologias da Informação e Comunicação como fundamental para desenvolver as localidades. “Tecnologia é altamente estratégica na busca de soluções para as cidades”, resume o diretor da RCD, José Marinho. 

O prefeito de Concórdia e presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), Rogério Pacheco, destacou o protagonismo no município. “Muito importante essa interação e troca de experiências entre os municípios, conhecer e dialogar sobre inovação. Estamos fomentando com que os municípios possam ser mais eficientes e consequentemente quem ganha com isso é a população”, disse o prefeito. 

Entre as inovações da cidade-sede está o Agro Hoje, projeto que informatizou todas as atividades ligadas à Agricultura. “Encontramos mais de 1500 horas/máquina em papéis na gaveta (quando assumiram a gestão). Tínhamos dificuldade de gerenciamento”, lembra o secretário, Mauro Martini. 

Fraiburgo é outro município do Oeste que investe em tecnologia. São diversas ações em andamento, em especial na Educação com o uso de lousas digitais, mesas interativas e plataformas, conforme conta a prefeita Claudete Gheller Mathias.

Entender o turista que frequenta Fraiburgo era outra necessidade, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Josué Evandro Conchi. Para proporcionar uma experiência mais inteligente aos turistas, ao mesmo tempo em que são gerados dados que auxiliem o fomento do setor, o município lançou o aplicativo Tag City. “A gente consegue medir em tempo real tudo sobre o que pessoal está pensando sobre os pontos turísticos, entender o perfil do visitante, onde essas pessoas foram e quanto tempo ficaram. Para cada atrativo criamos esse espaço inteligente e a gente consegue tomar decisões mais eficientes e rápidas”, ressalta Conchi. 

Além de soluções de mercado, municípios como Chapecó e Lindóia do Sul trouxeram para o Fórum experiências em andamento. A necessidade de facilitar a entrada das demandas da população está cada mais vez mais na pauta da administração pública. O aplicativo Ouvindo o nosso bairro – ONB Digital foi a ferramenta criada em Chapecó para aproximar-se do cidadão. “Hoje nós temos um controle muito maior. Além da população nos cobrar, ela também nos informa onde está o problema”, aponta. Atualmente, uma média de mil chamados são feitos via aplicativo mensalmente em Chapecó. 

Projetos Inovadores – Onze municípios receberam durante o Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense o título de Projeto Inovador 2019, por iniciativas em andamento nas localidades. O diretor da RCD, José Marinho, lembra que a homenagem é uma forma de valorizar as boas práticas que visam melhorar a gestão e a vida das pessoas. Confira relação.

Projeto Inovador - Oeste Catarinense

BOM JESUS DO OESTE - Tablets para Agentes de Saúde
CAMPO ERÊ - Campo Erê Digital
CHAPECÓ   - Transformação digital na Prefeitura de Chapecó
CONCÓRDIA - Tecnologia, Informação Agro Hoje
IRANI - Câmeras de Segurança nos prédios públicos
ITÁ - Modernização da Iluminação Pública
LINDÓIA DO SUL - Cemitério Vertical Sustentável
MAREMA - Conecta Marema
SALTINHO - Software para CRAS e CREAS
SEARA - Videomonitoramento nas escolas
XANXERÊ - Capacitação Google for Education
FRAIBURGO - Aplicativo Turístico
CRICIÚMA – Tecnologia na Educação - ClubeAluno

O I Fórum de Cidades Digitas do Oeste Catarinense teve o patrocínio ouro da 1DOC, prata IPM Sistemas e CLUBEaluno; bronze da sisHABI, Peçanha's Runners e Exati Tecnologia, além do apoio dos Hotéis Alvorada e Colina Verde, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e Canal Gerência Pública. Informações sobre iniciativas tecnológicas implantadas no país podem ser conferidas pelo http://redecidadedigital.com.br.
 
 
 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes