Ir para conteúdo

Fórum de Cidades Digitais em Brusque reúne quase 30 municípios

Soluções para maior eficiência de gestão foram apresentadas por Prefeituras e empresas

Tecnologias para maior eficiência da Saúde, Segurança e Educação foram compartilhadas durante o II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, que reuniu nesta quinta-feira (16), em Brusque, prefeitos e gestores públicos de quase 30 municípios, na Unifebe. “O uso das tecnologias é fundamental para melhorarmos a qualidade de vida da população e aqui nós temos uma grande oportunidade de compartilhar cada caso de sucesso”, disse o vice-presidente da Ammvi e prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, que apresentou o projeto de monitoramento com câmeras OCR, que fazem a leitura das placas dos veículos, contra furtos e roubos, nas entradas e saídas da cidade.

O prefeito de Brusque,Jonas Paegle, destaca o protagonismo do município com a realização do fórum em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD), passando a fomentar o desenvolvimento regional pelo viés tecnológico. “As organizações, sejam públicas ou privadas, não conseguem executar um planejamento sem tecnologia. Precisamos estar preparados para uma resposta rápida. Em Brusque temos três estações inteligentes que alia tecnologia com a questão ambiental”, comentou o prefeito, destacando ainda o projeto que prevê a interligação de todas as unidades públicas da cidade por meio de fibra óptica.

O coordenador do projeto de desenvolvimento urbano sustentável de Brusque e superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, explica que as estações inteligentes, com tecnologia que agrega informações para monitoramento de estados ambientais, carregamento de carro elétricos e celulares, iluminação LED e roteador wi-fi gratuito, fazem parte de um plano de ação com aporte financeiro internacional para o clima, desenvolvido em parceria com o distrito alemão de Karlsruhe.

Segundo ele, com os sensores trazem em tempo real informações como temperatura da cidade, umidade, poeira no ar e emissões de dióxido de carbono, entre outros. “Temos professores e alunos buscando a melhor forma de utilizar esses dados. Também há um estudo de cálculo do potencial energético dos telhados de Brusque”, ressalta.

Na Saúde, o sistema Pronto de Blumenau poderá ser compartilhado através de consórcio entre os 14 municípios integrantes da AMMVI (Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí). De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, além de todo o controle que a ferramenta possibilita, a aplicação passou a ser disponibilizada para os usuários do SUS por aplicativo, trazendo na palma da mão o acesso a exames, vacinas e demais informações dentro do histórico médico do paciente, além da possibilidade de agendamento de consultas. “Com isso nós acabamos com fila de madrugada. É nessa direção que nós queremos trabalhar porque não vejo mais lugar do cidadão na frente do postinho às 4 horas da manhã para ter acesso a uma consulta dois, três dias depois”.

Na Educação, as Prefeituras de Timbó e Rio dos Cedros também apresentaram as tecnologias educacionais adotadas nos municípios para impulsionar o ensino e para ter maior controle de gestão. Na avaliação da gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Marise Suely de Souza Conceição, o desafio das escolas é transformar a tecnologia em conhecimento nas salas de aulas. “Uma das missões é inserir todas as nossas escolas nesse processo. A criança está aberta para isso”, afirmou ela.

Projetos Inovadores – Quatorze prefeitos do Vale do Itajaí receberam da Rede Cidade Digital, durante o Fórum, o título de Projeto Inovador 2018, por iniciativas digitais em andamento nas localidades. A articuladora da RCD, Stephanie Munhoz, frisou a importância do encontro para troca de experiências e valorização dos gestores que estão investimento em inovação e buscando meios para melhorar aprimorar a administração pública.

O II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí teve o patrocínio ouro da 1Doc, Inovadora Sistemas e Armazém Datacenter; prata da IPM Sistemas e Web Master Brasil; e bronze da Toccato Tecnologia e Grupo Setup, além do apoio estratégico da Betha Sistemas e apoio institucional da AMMVI, Unifebe, Hotel Innovare, Hotel Gracher e Degustu's Restaurante.

Projeto Inovador 2017 - Médio Vale do Itajaí

AMMVI (Médio Vale do Itajaí)

BLUMENAU - Aplicativo Pronto Mobile

BRUSQUE - Estações Inteligentes

GASPAR - Talonário Eletrônico

INDAIAL - Central de Videomonitoramento

POMERODE - Sistema de segurança com câmeras OCR

RIO DOS CEDROS - Controle automatizado de frequência escolar

TIMBÓ - Clube de Tecnologia: Robótica no ensino municipal

 

AMFRI (Foz do Rio do Itajaí)

ILHOTA - Tabletes para o prontuário de atendimento eletrônico

ITAJAÍ - Aplicativo de serviços Conecta.í

NAVEGANTES – Diário Online

 

AMAVI (Alto Vale do Itajaí)

IBIRAMA - Aulas de Robótica

PRESIDENTE GETÚLIO - Internet Gratuita na Praça Otto Muller

RIO DO SUL - Controle digital da Frota Municipal

TAIÓ - Programa de Iniciação Profissional em Tecnologia

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes