Ir para conteúdo

Fórum de Cidades Digitais traz inovações e reconhece Projetos Inovadores no Oeste Paulista

Encontro em Presidente Prudente reúne gestores de 40 municípios

hoje

OUÇA O ÁUDIO

Formas de tornar a gestão pública mais eficiente com o investimento em tecnologia foram tratadas, nesta quinta-feira (28), na InovaPrudente, durante o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente. 

Representantes de 40 municípios participaram do evento que trouxe modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado. “É a maneira de saber o que o município vizinho tem feito para aprimorar os serviços públicos e conhecer diversas ferramentas que facilitam o processo de desenvolvimento”, resume o diretor da RCD, José Marinho. 

Em Presidente Prudente, o uso de georreferenciamento vem contribuindo com a gestão de áreas como a Saúde e Fiscalização, esta última trazendo recursos não previstos através do mapeamento de construções irregulares. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Rogério Alessi, somente no ano passado, a Prefeitura arrecadou R$1,5 milhão a partir de áreas construídas não declaradas. 

Ele conta que o sistema foi desenvolvido há cinco anos para auxiliar no mapeamento do mosquito da dengue, quando o município teve um surto de 10 mil casos de pessoas infectadas. Atualmente, com ocorrências chegando a quase zero, o geo também é utilizado também no combate da leishmaniose e escorpiões. “A partir das coordenadas geográficas é possível acompanhar os poucos casos. A gente entendeu a dengue usando a tecnologia”, ressalta. 

Projetos Inovadores – Os municípios de Garça, Presidente Prudente, Adamantina, Andradina, Assis, Taciba, Birigui, Pereira Barreto e Presidente Epitácio receberam durante o Fórum de Cidade Digitais o título de Projeto Inovador do Oeste Paulista 2019, por iniciativas em andamento nas localidades, com destaque para o uso de tecnologia na segurança pública entre os selecionados. 

Em Andradina, o drone Guardião 190 adquirido no final do ano passado auxilia diariamente o trabalho da polícia militar no município de cerca de 57 mil habitantes. “O drone entra em ação todos os dias, tendo um alcance de 6 km. Ele consegue visualizar e acompanhar toda a movimentação da cidade”, explica a prefeita Tamiko Inoue, acrescentando que o próximo passo é a instalação de câmeras de segurança na cidade. “A tecnologia agiliza muito as coisas, promove economicidade e qualidade na prestação dos serviços. Para o gestor público é importante que ele conheça as tecnologias e possa realmente aplicar, buscando a melhoria da qualidade de vida da população, seja na Segurança, Saúde, Educação, entre outras áreas”, afirma a prefeita. 

Já em Adamantina, município com 35 mil habitantes, o sistema de monitoramento já é realidade e foi viabilizado com recursos do Judiciário no valor de R$120 mil, conforme explica o secretário de Saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, representante do prefeito Márcio Cardim no evento. São 83 câmeras em 24 pontos. “Quem escolheu os pontos estratégicos foi a polícia militar, como entradas e saídas da cidade, na frente de escolas, comércios e nos pontos onde eram mais perigosos. Então com certeza nos sentimos muito mais seguros e o projeto tem ajudado a monitorar a cidade”.

O II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista teve o patrocínio da 1DOC, GOVBR e Inovadora Sistemas; prata da SIMPLISS e IFTNET Telecom; bronze do Grupo Assessor, Ordem Pública, Mundo do Saber/MS+ Soluções Inteligentes e da STETNET; além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST) e do Hotel Rota do Pantanal.


Projeto Inovador Oeste Paulista 2019
 

MUNICÍPIO

PROJETO

Garça

Interligação dos Prédios Públicos

Presidente Prudente

Georreferenciamento

Adamantina

Câmeras de Videomonitoramento

Andradina

Drone Guardião 190”

Assis

1º Ciclo de Palestras sobre inovação tecnológica

Birigui

Cidade Inteligente

Presidente Epitácio

Internet Gratuita

Taciba

Comunicação Digital

Pereira Barreto

Sistema de Monitoramento por GPS

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes