Ir para conteúdo

Instalação de cabos de fibra óptica é concluída no centro de Presidente Venceslau

O equipamento que foi utilizado danifica minimamente calçadas e pavimentos

(10)

OUÇA O ÁUDIO

Alguns dias atrás foi concluído o serviço de cabeamento com fibra óptica do projeto Cidade Digital, em Presidente Venceslau (SP). Os trabalhos foram realizados na área central do município, com a utilização de equipamento de perfuração do solo.

O prefeito local, Jorge Duran Gonçalez, explicou que se trata de um convênio assinado em 2013 junto ao governo federal na sua primeira gestão (2013 / 2016) e que está sendo executado somente agora. "O Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet", explicou.

Segundo Duran, o projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais.

Com o sistema implantado, Presidente Venceslau terá uma das estruturas mais modernas no que diz respeito à tecnologia digital. “É sem dúvida nenhuma um grande avanço para a cidade, que com a instalação de cabos de fibra óptica teremos a inclusão digital em todos os setores da prefeitura, o que vai facilitar o acesso de informações e serviços à população. Além disso, teremos a implantação de internet gratuita para a população em vários pontos que iremos cadastrar", destacou.

O convênio para a implantação completa do sistema na cidade já está firmado com o Governo Federal. Todo o processo de licitação para instalação dos cabos e funcionamento do programa Cidade Digital será feito pelo Ministério das Comunicações. 


Foto: A.I/PV


Fonte: Diário Regional

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes