Ir para conteúdo

Monteiro Lobato sedia Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba

Encontro em outubro é direcionado para gestores públicos e visa facilitar o investimento em tecnologia nas Prefeituras

(Foto: Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato)

OUÇA O ÁUDIO

Localizada na microrregião de Campos do Jordão, Monteiro Lobato sedia no dia 18 de outubro o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba (SP), encontro gratuito para servidores públicos, direcionado para fomentar o desenvolvimento tecnológico dos municípios da região. As inscrições para o evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Monteiro Lobato, já estão abertas e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

O objetivo, conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, é levar informação a prefeitos, gestores e vereadores sobre modernização e eficiência de gestão por meio da apresentação de modelos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado. “Promove a troca de experiências e facilita o planejamento municipal visando eficiência de gestão e melhor relacionamento com a população. Não existe outro caminho para desenvolver as cidades se não pelo uso estratégico da tecnologia”, frisa. 

Com 4.500 habitantes e localizada na Serra da Mantiqueira, região de Campos do Jordão e São José dos Campos, Monteiro Lobato caminha para se tornar referência para municípios com até 20 mil habitantes no que se refere a investimentos em tecnologia para melhorar a gestão e a vida das pessoas. No final de 2017, a prefeita Daniela de Cássia Santos Brito assinou um convênio com o governo do Estado para transformar a localidade como uma das primeiras do país em uma cidade inteligente, humana e encantada. Segundo a prefeita, a proposta envolve um projeto de desenvolvimento local aproveitando o ambiente de conectividade e a imagem do seu mais ilustre morador, o escritor José Bento Monteiro Lobato. 

Para Daniela, é preciso pensar global e acompanhar o que que se tem feito nas cidades do mundo para se desenvolver. “Comecei a colocar minha cidade como modelo e laboratório para as empresas. Hoje tenho medidores de energia, de água, conectividade e todo processo implantado a custo zero”, contou ela sobre como driblou a falta de recursos para implantar sistemas e ferramentas de controle. Em entrevista à TVRCD, ela comenta sobre a criação de uma cultura digital que vem surgindo na localidade, além dos benefícios diretos na gestão e na sistematização das informações da Saúde, por exemplo. “As pessoas hoje não precisam sair mais da casa para falar para a prefeita que a ponte está ruim ou que queimou uma lâmpada. Então a gente já consegue ter esse nível de atendimento na cidade”, disse a prefeita.

 

 

O I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba (SP) tem o patrocínio da 1DOC. 
Serviço
I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba (SP)
18 de outubro, em Monteiro Lobato
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br
Informações pelo (41)3015-6812 ou forum@redecidadedigital.com.br

Autor: Sharlene Sarti

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes