Ir para conteúdo

Município destaque no RS traz inovações a gestores catarinenses

Vice-prefeito de Dois Irmãos é um dos palestrantes confirmados para o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Criciúma

Dois Irmãos

OUÇA O ÁUDIO

Dois irmãos, no Rio Grande do Sul, é exemplo de que a tecnologia não está restrita a grandes centros. As inovações do município de 30 mil habitantes serão apresentadas a gestores públicos de Santa Catarina, durante o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que acontece em março, em Criciúma, no Sul do Estado. 

No final do ano passado, a cidade, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a 52km da capital, ganhou destaque nacional após o recebimento do título de Prefeito Inovador 2018, durante encontro estadual de Cidades Digitais do Estado. Com um olhar para a inovação, a prefeita Tânia Terezinha da Silva também é protagonista ao ser a primeira mulher eleita prefeita em Dois Irmãos, e negra, em um município de colonização alemã onde 98% das pessoas são brancas.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Administração de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, são diversas ações em andamento para tornar os serviços públicos mais ágeis, caminhando no sentido da desburocratização dos processos. E a meta é audaciosa: transformar Dois Irmãos em uma “mini Barcelona”, como referencia o vice-prefeito. 

“São 16 ações que contemplam o Programa Cidade Inteligente. O que mais ficou demonstrado foi a melhora na organização dos serviços e na questão da economia”, avalia. “No momento que concluirmos a instalação da luminária LED teremos uma economia de  R$700 mil por ano”, prevê o vice-prefeito sobre a modernização do parque de iluminação pública em andamento. "Somado às outras ações como economia de combustível, manutenção, gestão de impressões, novos softwares e telefonia, por exemplo, ultrapassam R$ 1 milhão", completa. 

O prazo previsto para conclusão do projeto, implantado com recursos próprios, é outubro deste ano. Os equipamentos instalados também estão preparados para receber o sistema de telegestão, que possibilita a comunicação entre os pontos, e novas câmeras de segurança para cobertura nos bairros, somando-se ao sistema de monitoramento que já conta com 33 pontos, somando 80 câmeras instaladas nas principais vias e locais estratégicos da cidade. “A modernização não é algo distante dos municípios menores. A tecnologia está aí, basta buscar. Entre outras coisas, é necessário vontade política, pois muitas ações não envolvem custo”, ressalta. 

O investimento em tecnologia foi intensificado em meados de 2017, de acordo com ele, e envolve sistemas de gestão, conexão em fibra óptica entre os prédios públicos, sistema de gestão eletrônica de documentos, wi-fi em todos os espaços públicos, entre outros. Nesta quinta-feira (21), o município lança um aplicativo para oferta de serviços à população.

Somente com o controle de frotas, que envolve tanto a manutenção dos veículos quanto o controle de abastecimento, Meneghetti conta que houve redução em 17% e 19% nos gastos, respectivamente, em comparação com 2017. “Dá mais transparência no processo todo. Investir em tecnologia é melhorar a qualidade dos serviços”, afirma o vice-prefeito. 

Congresso – Nos dias 21 e 22 de março, na Associação Empresarial de Criciúma, prefeitos, gestores e vereadores reúnem-se para tratar de inovações nas administrações municipais. As inscrições para o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos, entidades e academia. A programação do encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Criciúma, podem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br

O evento tem o patrocínio master da Inovadora, PlayTable e CELK Sistemas; ouro da 1Doc;prata da HAJ Info/Connect Info;bronze Portabilis e Bauhaus Sistemas; além do apoio do Hotel Ibis Criciúma e Interclass Hotel, das Associações de Municípios da Região Carbonífera (AMREC), Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) e Vale do Itapocu (AMVALI); da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Associação Catarinense de Provedores de Internet (Apronet) e da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Serviço
4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

21 e 22 de março, em Criciúma
Local: Associação Empresarial de Criciúma (R. Ernesto Bianchini Góes, 91 - Próspera)
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressosc.redecidadedigital.com.br/
Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes