Ir para conteúdo

Ponta Porã será incluída no projeto "Muralha Digital"

Marcelino Nunes destacou "inteligência" do sistema que identifica placas e pessoas

Divulgação / Ponta Porã Informa

OUÇA O ÁUDIO

Garantir a segurança da cidade é uma das prioridades da Guarda Civil Municipal de Ponta Porã (MS), que passará a contar com a tecnologia da "Muralha Digital", um conjunto de equipamentos com câmeras de videomonitoramento dotadas de reconhecimento facial e sistemas de identificação de placas de veículos.

Serão, no mínimo, 200 câmeras de alta definição instaladas em pontos estratégicos e nas entradas da "Princesinha dos Ervais". O objetivo do monitoramento é reduzir os índices de criminalidade, principalmente envolvendo o roubo e o furto de veículos, bem como a proteção a instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.

A "Muralha Digital" poderá ser integrada com sistemas de outras cidades da região com o objetivo de compartilhar informações de interesse comum. O projeto, com sucesso confirmado em cidades como Curitiba (PR) e Salto (SP), foi encaminhado ao ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, pelo senador Nelson Trad (PTB).

As informações são do secretário Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira. Ele disse que, além das câmeras já existentes e que estão sob monitoramento da Guarda Municipal (hoje são mais de 60), outros equipamentos, inclusive os da iniciativa privada, serão agregados ao sistema. Os proprietários de câmeras já instaladas, ou que quiserem passar a integrar o complexo de segurança poderão manter contato pelo telefone (67) 99207-9099, sem ônus.

A Muralha Digital é um sistema inteligente que visa a identificação de veículos irregulares e suspeitos, o que oferece mais segurança à população; o sistema será integrado com o banco de dados da cidade.

Para o secretário, a implantação do sistema fornecerá dados que são fundamentais para o planejamento estratégico das ações preventivas das forças policiais, pois identificam os veículos que apresentam conduta atípica e terão capacidade para reconhecimento facial.

"O sistema tem um funcionamento que possibilita a análise do comportamento dos veículos para basear a formulação de estratégias, ações preventivas mais efetivas no combate ao crime no município", destacou. (EdmondoTazza – MTE/MS 1266).

Foto: Divulgação / Ponta Porã Informa


Fonte: Ponta Porã Informa

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes